facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 12 10 at 20.29.58Foto: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Cresce a pressão contra a atual gestão da Capes. As renúncias coletivas dos avaliadores de quatro áreas do conhecimento têm recebido amplo apoio da comunidade acadêmica do país. E uma das manifestações de solidariedade partiu de 55 professores eméritos da UFRJ (a íntegra pode ser lida abaixo). “O reconhecido sistema de avaliação da pós-graduação brasileira, fator de contínuo aperfeiçoamento de nossos programas de pós-graduação, vem sendo desconstruído, sistemática e intencionalmente pelo governo atual”, afirma um trecho da nota divulgada esta semana.
Diretor da AdUFRJ e um dos signatários do documento, o professor Ricardo Medronho observa que os eméritos da universidade não poderiam silenciar diante da inoperância atual da Capes. O professor destaca outro ponto de atrito entre os cientistas e a presidência da agência. “O Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG) terminou em 2020. E até hoje os gestores atuais da Capes não tomaram nenhuma iniciativa para promover as discussões do plano de 2021 a 2030. Isso está completamente parado”, criticou.
Integrante do Consuni como representante dos professores eméritos, Medronho propôs ao colegiado que incorporasse a carta em solidariedade aos cientistas como uma moção, na sessão do dia 9. “Essa nota foi endossada pelo Conselho de Centro do CCS, em sua última reunião”, reforçou. O texto foi aprovado por unanimidade.

MAIS 34 CIENTISTAS
DEIXAM QUADRIENAL
Na terça-feira (7), 34 coordenadores e consultores da área das Engenharias III (Engenharia Aeroespacial, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Oceânica e Engenharia de Produção) renunciaram às funções de avaliadores dos programas de pós-graduação — apenas um integrante da comissão não se retirou. Ao todo, já são 114 cientistas insatisfeitos com a política da agência de fomento, contando com os que já haviam renunciado nas áreas de Física/Astronomia; Química; e Matemática, Probabilidade e Estatística.
A mais recente saída ocorre após a decisão judicial que autorizou a retomada dos procedimentos da Avaliação Quadrienal 2017-2020, sem permitir a divulgação dos resultados. No documento em que formalizaram a renúncia, os pesquisadores expõem a convicção de que, nestas condições, não será possível realizar um trabalho “com a qualidade necessária para o cumprimento de seu papel” de orientar as políticas públicas para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira.
A falta de garantia com a transparência dos resultados é uma das principais preocupações. “A Comissão não vê como justificável o investimento de recursos públicos escassos e, principalmente, do trabalho intenso de 35 cientistas da área das Engenharias III, em tempo quase integral ao longo dos próximos quatro meses, neste cenário de incerteza”, diz um trecho da carta de renúncia.
A professora Juliana Braga Rodrigues Loureiro, da Escola Politécnica da UFRJ, era uma das consultoras da área. “Fui convidada em janeiro. De janeiro até a suspensão da avaliação, em setembro, a gente se reunia semanalmente para preparar a avaliação quadrienal. É um tempo investido e um trabalho muito grande para não sabermos se vai valer a pena”, explica.

RESPOSTAS DA CAPES
Questionada sobre as críticas dos pesquisadores, a Capes respondeu, via assessoria, que “a intenção é obter, sim, autorização para a divulgação dos resultados”. E, para isso, esclarecerá “todos os pontos solicitados” pela Justiça. Disse ainda que aguarda o novo cronograma da Avaliação Quadrienal, elaborado pelo Conselho Técnico-Científico (CTC). “A prorrogação dos mandatos vai considerar o novo calendário, necessário à avaliação, em respeito à legalidade e à segurança jurídica do processo avaliativo”. Em relação às áreas em que houve renúncia coletiva dos avaliadores, a assessoria informou que os coordenadores, “caso queiram”, poderão permanecer nos cargos “ou vamos consultar os dados da última eleição e chamar os mais votados”. A Capes não se pronunciou sobre o PNPG em seus últimos comunicados à imprensa.

NOTA DE PROFESSORES EMÉRITOS DA UFRJ EM SOLIDARIEDADE
AOS DEMISSIONÁRIOS DOS COMITÊS ASSESSORES (CAs) DA CAPES

Os professores Eméritos da UFRJ abaixo vêm por meio desta nota manifestar a sua solidariedade aos mais de 110 colegas dos Comitês Assessores das áreas de Química, Matemática/Probabilidade e Estatística, Astronomia-Física e Engenharias III, do sistema de avaliação da Capes, que tomaram a decisão de solicitar demissão coletiva, em função da falta de compromisso da instituição tanto com a avaliação quadrienal quanto com a elaboração do necessário Plano Nacional de Pós-Graduação- PNPG 2021-2030. Acrescenta-se a isso a urgência, inexplicada e seguramente desnecessária, em liberar a submissão de propostas de pósgraduação stricto sensu de ensino a distância (EaD), sem antes proceder a uma cuidadosa análise e sem nem mesmo dar a palavra aos atuais programas de pós-graduação.
O reconhecido sistema de avaliação da pós-graduação brasileira, fator de contínuo aperfeiçoamento de nossos programas de pós-graduação, vem sendo desconstruído, sistemática e intencionalmente pelo governo atual. Orçamentos irrisórios e tentativas constantes de desprestigiar institutos de pesquisa de reconhecido mérito, nacional e internacional, têm provocado uma crescente evasão para o exterior de brilhantes jovens pesquisadores, o que comprometerá o futuro da ciência nacional.
Desejamos que a honrosa atitude dos membros dos CAs mencionados repercuta e sirva para uma profunda reflexão sobre todo o sistema de ensino e pesquisa brasileiro, construído com grande denodo, ao longo de várias décadas, por nossa comunidade científica.

Em 07/12/2021

Adalberto Ramon Vieyra

Adelaide Maria de
Souza Antunes

Alice Rangel de Paiva Abreu

Ana Ivenicki

Andrea Daher

Anita Dolly Panek

Antonio Carlos Secchin

Antonio Flavio Barbosa Moreira

Antonio Giannella-Neto

Arthur Octavio de Avila Kós

Basilio de Braganca Pereira

Celina Moreira de Mello

Claudio Costa Neto

Consuelo da Luz Lins
Erasmo Madureira Ferreira

Fernando Garcia de Mello

Francisco Radler de
Aquino Neto

Gilberto Barbosa Domont

Helio Migon

Henrique Murad

João Luiz Maurity Saboia

Jose Angelo de Souza Papi

Jose Mauro Peralta

José Paulo Netto

Krishnaswamy Rajagopal

Liu Hsu

Luiz Bevilacqua

Luiz Felipe Alvahydo
de Ulhoa Canto

Luiz Pereira Caloba

Luiz Pinguelli Rosa

Marcello André Barcinski

Márcio Tavares d’Amaral

Maria Angela Dias

Maria Antonieta Rubio Tyrrell
Marieta de Moraes Ferreira

Martin Schmal

Muniz Sodré de Araújo Cabral

Nei Pereira Junior

Nelson Maculan Filho

Nelson Spector

Nicim Zagury

Nizia Maria Souza Villaça

Nubia Verçosa Figueiredo

Olaf Malm

Radovan Borojevic

Raquel Paiva de Araújo Soares

Ricardo de Andrade Medronho

Roberto Lent

Sandoval Carneiro Jr.

Sergio Augusto Pereira Novis

Takeshi Kodama

Talita Romero Franco

Vivaldo Moura Neto

Walter Araujo Zin

Yvonne Maggie

Topo