facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 10 02 at 10.22.03Em 18 meses de mandato exclusivamente remoto, a diretoria da AdUFRJ promoveu uma série de iniciativas para oferecer serviços aos docentes, para que a migração para uma realidade tão fria, no modo remoto, fosse menos penosa para a categoria. Além das ações que listamos na edição passada (veja em www.adufrj.org.br), a AdUFRJ se empenhou em contribuir com o dia a dia dos professores, com as discussões que movimentaram a UFRJ e com ações que deram visibilidade à pauta da Educação.
“Nessas ações, protestamos por um Brasil mais justo, solidário, e com mais oportunidades para todas e todos”, resume a professora Christine Ruta, 2ª vice-presidente da AdUFRJ. A seção sindical realizou duas intervenções políticas com projeções em fachadas de prédios de grande visibilidade, em 15 de maio de 2020 e em 8 de maio deste ano. As ações foram filmadas e compartilhadas nas redes sociais. Houve, ainda, uma série de lives e tuitaços com denúncias sobre os ataques do governo contra a ciência, a educação e a vida. “Tivemos oportunidade de nos unir a outras entidades sindicais por meio do Observatório do Conhecimento, o que nos possibilitou realizar projeções em outras cinco cidades, além do Rio e Macaé”, sublinha Christine.
No cenário interno, o apoio aos docentes teve grande destaque. “Uma associação saudável é aquela que enxerga a hora de brigar pelos direitos dos docentes, mas que também enxerga os seus deveres e a função da categoria na sociedade”, considera o professor Felipe Rosa, 1º vice-presidente da AdUFRJ. “Certamente eu realizaria essas iniciativas de novo, como oferecer o Zoom, o suporte on line para os professores e o nosso posicionamento político pela volta das aulas no meio remoto”, destaca. “Havia a necessidade de mantermos a interação entre nós e junto à sociedade”.
Para a presidente da AdUFRJ, professora Eleonora Ziller, a pandemia demonstrou o quanto os docentes reconhecem a importância de sua seção sindical. “Quando praticamente tudo foi suspenso, nossas reuniões tinham expressiva participação. Eram encontros gigantescos”, analisa. Estar na diretoria num momento tão desafiador traz certo alento para a professora. “Não houve tempo para ouvir o silêncio, para sentir as dificuldades, porque a vida ficou tomada das preocupações com o outro”, reflete. “Apesar do sentimento de impotência diante de uma grande tragédia, foi muito importante estar num lugar que me possibilitava tentar mitigar danos. A AdUFRJ foi uma ótima companheira e me salvou de muita coisa”.
Confira mais detalhes das ações, neste segundo capítulo de balanço da diretoria.

ZOOM
Apenas dez dias depois que as atividades presenciais foram suspensas na UFRJ, a diretoria disponibilizou o primeiro serviço de suporte aos professores: a plataforma Zoom, com agendamentos gratuitos. A novidade foi divulgada no dia 26 de março de 2020. Do dia 27 ao dia 31 daquele mês, 22 professores realizaram reuniões. Um mês depois, já passavam de cem encontros. Até 30 de setembro deste ano, ocorreram 638 agendamentos. “Muitos professores precisavam de uma plataforma para interagir on line e decidimos oferecer esse serviço”, conta o professor Felipe Rosa. O serviço continua ativo. Para solicitar agendamento, o docente precisa preencher o formulário disponível em http://bit.ly/agendamentozoom e aguardar a confirmação pelo celular.

CONSELHO DE
REPRESENTANTES
Logo que a pandemia começou, a diretoria atuou em conjunto com o Conselho de Representantes. “Tudo ainda estava muito nebuloso e então começamos a realizar os primeiros CRs semanais, buscando entendimento entre as instâncias da universidade e os representantes das unidades”, explica Eleonora. Só nos dois primeiros meses da pandemia, o sindicato reuniu o Conselho oito vezes. Estudantes e terceirizados em vulnerabilidade social, o funcionamento da universidade, trabalho e aulas remotas e direitos trabalhistas foram alguns dos temas debatidos.

GRUPOS DE TRABALHO
A AdUFRJ também teve representação nos grupos de trabalho da UFRJ durante a pandemia. A professora Christine Ruta participou do GT Ensino Remoto Emergencial, criado para discutir o PLE; do GT Pós-Pandemia, instituído para formular diretrizes para o retorno das atividades presenciais; e do GT Aulas Práticas, voltado exclusivamente para o retorno seguro das aulas práticas presenciais. “Nesses GTs, pude acompanhar a gestão da crise pela universidade e levar o manifesto da AdUFRJ diante das pressões inéditas impostas pelo novo quadro de trabalho”, explica a professora.

CALENDÁRIO
A AdUFRJ também se envolveu nas discussões sobre as aulas remotas. A diretoria convocou seu conselho, assembleias, participou de reuniões do CEG e do Consuni sobre o tema. “Toda a discussão foi muito complexa, envolvia o acesso à internet, meios para as aulas remotas e, principalmente, a dimensão de que a gente não foi formado para isso”, considera Eleonora Ziller. “Havia muita insegurança e nós ficamos muito tensionados, porque estávamos entre dois extremos: desde professores que gastaram seu dinheiro montando um estúdio em casa para garantir a excelência do seu trabalho até aqueles que, diante da impossibilidade de oferecer excelência no seu trabalho, paralisavam. Todos tinham preocupações legítimas”.

SOS ENSINO REMOTO
Com o início do período letivo excepcional, muitos professores tiveram dificuldades para dominar as ferramentas necessárias às aulas on line. Por isso, a AdUFRJ ofereceu assessoria de uma especialista. O serviço começou em 2 de dezembro. “Montamos uma consultoria para os professores. A ideia foi tentar minimamente equipar os docentes, não do ponto de vista material, mas do aprendizado das técnicas e de maneiras melhores de interagir on line”, explica Felipe Rosa.

SINDICATO DE TODOS
“Exercer funções de direção e de chefia são partes também de nossa atuação profissional como docentes. A gente considera que é necessário um espaço de escuta também para os professores nessas funções”, analisa Eleonora Ziller, ao lembrar da atuação do sindicato junto aos diretores, decanos e coordenadores de curso, tanto nas discussões preliminares sobre um calendário remoto, quanto no momento de corte do vale-transporte, oferecendo apoio jurídico. “A vida institucional estava muito difícil. Dentro dos limites, a gente conseguiu cumprir com esse papel de apoio, de escuta”.

CONVÊNIOS
Para solicitar o novo serviço, o docente filiado à AdUFRJ deve entrar em contato com Meriane dos Santos Paula, no celular (21) 99358-2477 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para conhecer melhor as parcerias, acesse o menu “Convênios” na aba “Serviços” do nosso site:
www.adufrj.org.br

Rio de Janeiro
MAPLE BEAR TIJUCA  
10% de desconto na mensalidade de dependentes. Caso o pagamento seja semestral ou anual, serão acrescidos descontos de 3% e de 5%, respectivamente.

MIT CUIDADORES
10% de desconto em plantões de cuidadores de 6h, 8h e 12h; 5% de desconto em plantões de 24h e 48h; 8% de desconto em contratos de técnicos de enfermagem em plantões de 12h e 24h.
ACADEMIA TIJUCA FIT
15% de desconto na mensalidade de atividades individuais ou coletivas.

MADONA CLINIC
15% de desconto em todos os pacotes de tratamentos (corporais, faciais e depilação a laser).

PSICARE
15% de desconto para atendimentos presenciais e online em todas as especialidades.

FISIOTERAPIA RJ LTDA
25% de desconto no valor total nos procedimentos de Fisioterapia Ortopédica, RPG, Acupuntura, Pilates de solo e fortalecimento em geral.

CRECHE AMANHECENDO
15% de desconto na mensalidade e 20% na matrícula de dependentes. Berçário ao 1º ano do Ensino Fundamental.

CRECHE ESCOLA RECRIAR
10% de desconto para os alunos matriculados no período parcial e desconto de 15% para alunos matriculados em período integral.

CESTA CAMPONESA DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS
5% de desconto em compras acima de R$ 100 e 10% em compras acima de R$ 200, realizadas no site.

ROÇA URBANA ORGÂNICOS
10% de desconto na compra de todos os produtos vendidos pela Roça Urbana. Cupom disponível no Setor de Convênios (Falar com Meriane).

JC LUZ CORRETORA
Na contratação de plano de saúde na modalidade coletivo por adesão, das empresas Amil, Amil Fácil, Assim Saúde, Bradesco, Integral Saúde Caberj, NotreDame Intermédica, Sulamérica e Unimed: 30% de desconto na taxa de angariação, além de benefícios exclusivos oferecidos por cada plano de saúde. Seguro residencial, seguro de automóvel e seguro de portáteis: 5% de cashback direto na conta do contratante do seguro.

Macaé
ESCOLA ALFA
10% de desconto na mensalidade de dependentes.

CLÍNICA ESTAÇÃO
CORPORAL
25% de desconto em tratamentos fisioterápicos e estéticos.

HUMANA CLÍNICA
MULTIDISCIPLINAR
Descontos de até 17% nos atendimentos de Nutrição (presencial), Psicologia (presencial e online, sendo o online apenas para maiores de 18 anos), Psiquiatria (presencial) e Psicopedagogia (presencial). Público: docentes filiados à AdUFRJ e seus dependentes (cônjuge e filhos), mediante comprovação de vínculos.

ARTIGO

Do Pleistoceno ao mundo pós-pandêmico: Uma entidade sindical preparada para os desafios do mundo atual!

WhatsApp Image 2021 10 02 at 10.22.031Christine Ruta
Professora do Instituto de Biologia
e 2ª vice-presidente da AdUFRJ

Em janeiro de 2021, a AdUFRJ idealizou o novo Setor de Convênios. O principal objetivo é estabelecer uma rede de parcerias com empresas confiáveis que ofereçam serviços e produtos de qualidade com descontos para os sindicalizados de todos os campi da UFRJ. Alguns dos convênios são estabelecidos também como forma de fortalecer empresas sociais, como o MST e a agricultura de produtos orgânicos. Os convênios não trazem benefícios financeiros para a AdUFRJ, quem se beneficia são apenas os professores sindicalizados, que podem ter um ganho considerável. Temos depoimentos de filiados que afirmam que o benefício financeiro de um único convênio já ultrapassa a contribuição sindical.
Já estão à disposição descontos em creches, escolas, cursos de idiomas, clínicas de atendimento (psicológico, fisioterápico e de bem-estar), seguros (residenciais e automotivos), mercearias e mercado de frutas e hortaliças, entre outros. A lista completa dos benefícios está no nosso site www.adufrj.org.br (aba “Serviços”, menu “Convênios”). O setor busca parcerias principalmente nas áreas da saúde, educação e bem-estar, e leva em consideração os diferentes perfis dos sindicalizados. Sugestões de empresas e serviços podem ser enviadas para o setor, que as analisa cuidadosamente e busca então estabelecer as melhores parcerias.
O novo setor atua em conjunto com o Jurídico, que supervisiona os contratos firmados entre as partes interessadas. Para ampliar ainda mais o atendimento às demandas dos sindicalizados, buscamos parcerias com farmácias e drogarias que podem nos trazer até 30% de desconto em compras. Para isso, vimos a necessidade de contratar um outro serviço jurídico mais especializado na área de Direito digital e proteção de dados pessoais. Desta forma, poderemos garantir um processo esclarecido e ainda mais seguro para nossos filiados. Este é um dos principais paradoxos dos tempos atuais: como proteger os dados de um indivíduo e ao mesmo tempo fornecer informações úteis a respeito de um conjunto populacional do qual ele faz parte?

Recadastramento
A criação do Setor de Convênios impulsionou o andamento de outras metas de campanha: a criação de um novo sistema de filiação e a atualização dos dados cadastrais dos sindicalizados (cadastro.adufrj.org.br). É importante ressaltar que a nossa gestão herdou um modelo de filiação do “Pleistoceno”, lento e burocrático. A importância da criação de um método mais moderno está no fato de que ele funciona remotamente e na autonomia do docente de atualizar seus próprios dados. O novo sistema já foi projetado para a inclusão de módulos, e em breve serão anexados os módulos de agendamento jurídico online e acesso aos descontos de convênio.
O moderno processo de filiação depende da atualização de dados que é feita pelo próprio associado. Dentre os 3.426 filiados, cerca de 1.200 atualizaram suas informações de cadastro, e desde a sua implementação, em 2 de agosto, foram excluídos da base 349 nomes de filiados por motivos de falecimento, exoneração ou afastamento da universidade. A nova base de dados também permitiu observar que apenas no período da pandemia, de março de 2020 até hoje, 134 docentes solicitaram filiação à AdUFRJ, contra 58 pedidos de desligamento (especialmente de aposentados que alegam dificuldades financeiras). Portanto, um saldo positivo de 77 filiações.
A nossa querida quarentona AdUFRJ não somente se reinventou na questão dos convênios, buscando dar mais benefícios aos nossos sindicalizados, como também fez um lifting em seu cadastro. Agora podemos conhecer ainda mais nossos sindicalizados e pretendemos que isto dê mais agilidade às causas trabalhistas. Não há dúvidas de que as entidades sindicais devem urgentemente adaptar-se às novas tecnologias, seja na sua administração ou na luta por direitos. O negacionismo deste fato apenas pune o docente sindicalizado e enfraquece o movimento sindical. Nossa gestão vai despedindo-se convicta de que revolucionou e tornou a AdUFRJ uma entidade ainda mais forte e preparada para os desafios deste mundo pós-pandemia, que será ainda mais digital, porém, se depender de nós, sempre humanitária!

ARTIGO 2

Uma quarentona nas novas formas de luta!

Christine Ruta
Professora do Instituto de Biologia
e 2ª vice-presidente da AdUFRJ

No nome da nossa chapa já era clara a mensagem: “Não vamos parar nem voltar atrás” – um compromisso com a sociedade, que em maio de 2019 foi pra rua em uma intensa mobilização contra os cortes na Educação. Quando assumimos, em outubro de 2019, imaginamos inúmeros cenários possíveis para a nossa gestão. Só não sabíamos que iriamos enfrentar uma pandemia com medidas drásticas de distanciamento social para o controle da doença.
WhatsApp Image 2021 10 02 at 10.22.032Durante a pandemia, a diretoria da AdUFRJ também ficou confinada durante longos meses e adaptou-se a essa nova condição de trabalho remoto. Mas enquanto o mundo lamentava os milhares de vítimas e tentava se adaptar a esse novo tempo, o governo Bolsonaro aproveitava para “passar a boiada” e promover o desmonte do Serviço Público e das políticas sociais. A AdUFRJ não poderia ficar parada e assim fizemos a nossa quarentona AdUFRJ mergulhar na era da tecnologia digital e fomos pra rua!
Fizemos duas fortes campanhas sindicais, em 15 de maio de 2020 e 8 de maio de 2021. As campanhas envolveram diversas ações, dentre elas: projeções luminosas. As projeções nos espaços urbanos já são conhecidas como uma importante forma de luta e de diálogo social no mundo atual. A pandemia apenas potencializou este tipo de manifesto. Nessas ações, protestamos por um Brasil mais justo, solidário, e com mais oportunidades para todas e todos. As intervenções luminosas foram realizadas por empresas com conhecimentos artísticos e tecnológicos, e drones fizeram vídeos e fotografias das ações. Os sindicalizados contribuíram com frases que foram projetadas em diferentes espaços urbanos Brasil afora. A nossa ação no 8M, em especial, contou com a diva Elza Soares cantando “Dentro de cada um”. Na canção, quando ela fala “e vai sair de dentro de cada um, a mulher vai sair, e vai sair de dentro de quem for, a mulher é você”, eu lembro do lema da nossa gestão e sinto que não ficamos parados e nem voltamos para trás. Avançamos nas novas formas de lutas e de organização sindical!

 

 

Topo