facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

O Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) aprovou, em plenário virtual, dia 19, o calendário acadêmico letivo para que os programas de pós-graduação retomem as atividades acadêmicas de maneira remota, enquanto durar a pandemia. As datas foram adiantadas nas edições passadas do Jornal da AdUFRJ, mas para programas trimestrais há uma novidade: foram definidos dois calendários. Um, com início previsto em 6 de julho. Outro, com início em 3 de agosto, em conjunto com os programas bimestrais e semestrais.
Não houve polêmicas em relação às datas propostas para cursos semestrais e bimestrais, mas a discussão foi longa relacionada aos programas trimestrais. A diferença entre aprovar um ou dois calendários para esses programas foi de apenas um voto, de minerva, após o empate entre as duas proposições.
O professor Edison Luis Carvalho, representante do campus Macaé, foi um dos nove conselheiros que defenderam um calendário único para cursos trimestrais. “Ter um calendário único nos deixa com possibilidade de unificar um calendário CEG-CEPG. Quem já adiantou seus conteúdos não tem prejuízo porque está amparado pela Resolução 05 (de retomada das atividades remotamente). A proposta contempla a todos”, afirmou.
Outros nove conselheiros se colocaram favoravelmente a ter dois calendários. “Permite a possibilidade de sincronização com o calendário do CEG e também permite que os programas que já têm condições de retomar suas atividades, que possam fazê-lo de forma que os estudantes não sejam prejudicados”, afirmou o professor Josefino Cabral Lima, representante do CCMN. Pelo planejamento apresentado, o calendário da pós-graduação deve ser normalizado a partir de março 2022.

CONFIRA AS DATAS
- Programas semestrais: primeiro período de 2020 se estenderá de 3 de agosto a 14 de novembro; o segundo período, de 30 de novembro a 27 de março de 2021.

- Programas bimestrais: 2020.1 inicia em 3 de agosto, com término em 19 de setembro; 2020.2 será realizado entre 28 de setembro e 19 de novembro; 2020.3, entre 30 de novembro e 30 janeiro; o último bimestre, de 8 de fevereiro a 1º de abril de 2021.

- Programas trimestrais:
Calendário 1: primeiro período, de 6 de julho a 3 de outubro;  segundo período, de 13 de outubro a 16 de janeiro de 2021. Terceiro período acontece em concomitância com os cursos de verão promovidos por esses programas no quarto trimestre: de 1º de fevereiro a 24 de abril de 2021.

Calendário 2: primeiro período, de 3 de agosto a 3 de outubro; segundo período, de 13 de outubro a 19 de dezembro; terceiro período, de 4 de janeiro a 27 de fevereiro; quarto período, de 8 de março a 24 de abril de 2021.

Topo