Professor Luiz Eurico Nasciutti (centro) conduz o debate com os professores Paulo Pachá, Renata Flores, Ligia Bahia e Pedro Lagerblad - Foto: Fernando SouzaO primeiro debate entre as chapas que concorrem à direção da AdUFRJ aconteceu na noite de 27 de agosto, na Escola de Serviço Social. A Chapa 1, de situação, foi representada pela professora Ligia Bahia (IESC), candidata a presidente, e pelo professor Pedro Lagerblad (IBqM), candidato a 1º secretário. A Chapa 2, de oposição, foi representada pela professora Renata Flores (CAp), candidata a presidente, e pelo professor Paulo Pachá (IH), candidato a 1º vice-presidente.
Tiveram destaque no debate temas como democracia, greve, participação e concepção do movimento sindical, voto e modelos de assembleia. No confronto, foi possível perceber diferenças entre os dois grupos sobretudo no que diz respeito às formas de luta e mobilização, de atuação na vida sindical e de inserção na política do país.
Cerca de 50 professores acompanharam o debate na plateia. Quatro foram sorteados para fazer perguntas às chapas. Outras 71 pessoas assistiram à transmissão ao vivo. A gravação, que pode ser vista na íntegra no canal da AdUFRJ no Youtube, acumula mais de 250 visualizações.
O debate foi mediado pelo professor Luiz Eurico Nasciutti, presidente da Comissão Eleitoral e decano do Centro de Ciências da Saúde. "Eu agradeço muito às chapas pelo debate de hoje, mas especialmente pelas duas professoras que se dispuseram a concorrer à presidência do sindicato", destacou. "A UFRJ só tem a ganhar com esta eleição, qualquer que seja a vitória", afirmou o docente. "Precisamos trabalhar para que a participação seja expressiva, pelo menos da maioria dos nossos colegas. Vamos insistir para que nossos colegas venham votar. É muito importante o voto de cada um", convocou Nasciutti.
PRÓXIMO DEBATE
Na próxima quarta-feira, 3 de setembro, será realizado o segundo debate entre os grupos. Será às 11h, no Auditório da Escola de Química, no Bloco E do Centro de Tecnologia.
As regras do debate obedecerão às mesmas do primeiro encontro. Serão dois blocos. No primeiro, as chapas farão uma apresentação de cinco minutos. Depois, duas perguntas da plateia serão sorteadas para serem respondidas pelas duas chapas. A seguir, cada chapa elabora uma pergunta para a concorrente responder. O segundo bloco repete a dinâmica do primeiro, com considerações finais de cinco minutos de cada uma das chapas.
As eleições estão marcadas para os dias 10 e 11 de setembro. Haverá urnas em todos os campi. Não deixe de participar e ajudar a decidir o futuro da AdUFRJ.