Não haverá calouros nos cursos de Educação Física e Dança no primeiro semestre letivo da UFRJ em 2025. A drástica decisão foi do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) que aprovou, na última quarta-feira (27), a redução de vagas para todos os cursos da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD). Ao invés dos tradicionais 480 ingressos no ano letivo, a unidade oferecerá 240 vagas para entrada somente em 2025.2. A aprovação não foi unânime e se baseou em um relatório encaminhado pela direção da EEFD ao colegiado. O documento foi construído a partir de negociações com a Pró-reitoria de Graduação (PR-1).

Alguns conselheiros argumentaram sobre a repercussão negativa de fechar o primeiro semestre para novos alunos. “Abrimos um precedente perigoso. Parte da nossa resistência é nos mantermos abertos, funcionando”, advertiu Gabriel Batista, representante dos ex-alunos no CEG. “O desfinanciamento da universidade é um projeto. O que se quer é acabar com a universidade”.

Apesar das preocupações, venceu a defesa da direção da unidade. A Escola enfrenta as consequências de dois desabamentos e segue sem vestiários e salas de aula. “Temos estudantes que precisaram pular um semestre e se desperiodizaram, por conta de tudo que enfrentamos a partir de 2023.2. Eu preciso usar 2025.1 para ajustar esses alunos”, justificou o vice-diretor, professor Alexandre Palma.

“Temos que pensar o que é um estudante sair da piscina e pedir para o outro fazer uma ‘toalhinha’ para ele trocar de roupa”, completou a professora Kátya Gualter, diretora da EEFD. “Isso é ultrajante”.

CONSUNI
A suspensão do ingresso de novos alunos no primeiro semestre da EEFD repercutiu também no Conselho Universitário da quinta-feira (28). Melanie Caires, presidente do Centro Acadêmico da Educação Física, lamentou a medida, mas disse não ver outra saída. “Todos estão muito divididos”. A estudante fez a referência de que, se esta medida tivesse sido adotada ano passado, quando houve os desabamentos, ela mesma não teria ingressado na EEFD.

“Mas temos de pensar a que custo. Estou tendo aula de basquete: tem 70 alunos na quadra por quatro horas. Porque a carga horária teve que ser dobrada e só temos um banheiro para usar”, relatou. “Estamos muito prejudicados. Não tem como cursar o ano que vem, nesse sacrifício, de novo”.
As aulas de natação acontecem no Clube dos Empregados da Petrobras. “São 200 pessoas em duas raias, porque as outras são reservadas para os sócios do clube. Muita gente está trancando o curso”.

Pró-reitora de Graduação, a professora Maria Fernanda Quintela informou que a adesão da UFRJ ao sistema SiSU já seria formalizada na quinta-feira (28). Nesta segunda, o sistema reabre e as universidades podem apresentar retificações até a próxima sexta. “Se alguém quiser fazer um recurso ao Consuni deve fazer neste tempo”, disse, quando perguntada sobre a possibilidade de alterar o ingresso para os cursos da Educação Física. Mas não há sessão prevista para esta semana. “Só se for uma sessão extraordinária”, completou.

Ela explicou que o plano original era finalizar o período acadêmico dos estudantes afetados pela crise na EEFD até março do ano que vem. “Foram procuradas todas as soluções. Eles iriam repor as atividades práticas que não foram oferecidas no primeiro período de 2024 agora no período de verão. Como houve atraso das obras no ginásio, precisamos do período de verão para fazer as aulas de 2024.2”, justificou.

A previsão da administração central é que, em março, sejam instalados contêineres que servirão de vestiários e salas de aula. “Os ginásios estão concluídos, iluminados e liberados e entraram em funcionamento esta semana. Já os vestiários vão permitir que os alunos possam usar as piscinas, além das quadras”, destaca. “A partir de agosto, teremos o segundo semestre com a entrada de calouros”.

NOVO CALENDÁRIO
A medida extrema é acompanhada da alteração de calendário acadêmico para os cursos da EEFD. Pela decisão, as disciplinas práticas que foram mais impactadas pelos desabamentos serão estendidas até 28 de fevereiro. Haverá recesso de Natal e Ano Novo e férias em janeiro.
Outra decisão aprovada foi a suspensão do Teste de Habilidade Específica (THE) para o curso de Bacharelado em Dança em 2025. A seleção poderá ser retomada em 2026.

Veja como ficaram as vagas da EEFD para o SISU 2025:

2025.1
• Licenciatura em Educação Física: zero
• Bacharelado em Educação Física (integral - tarde): zero
• Bacharelado em Educação Física (noite): zero
• Bacharelado em Dança: zero
• Licenciatura em Dança: zero
• Teoria da Dança: zero

2025.2
• Licenciatura em Educação Física: 100
• Bacharelado em Educação Física (integral - tarde): 40
• Bacharelado em Educação Física (noite): 50
• Bacharelado em Dança: 20
• Licenciatura em Dança: 20
•Teoria da Dança: 10

Topo