facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

nedirProfessora do Instituto de Matemática, Nedir do Espirito Santo acaba de assumir a presidência da AdUFRJ. Até o fim da gestão, em outubro, ela substituirá o professor João Torres, recém-nomeado pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa. O regimento geral do sindicato proíbe o exercício de cargo na diretoria acumulado com função de pró-reitor. A mudança foi aprovada em assembleia extraordinária, no dia 3.
Nesta entrevista ao Jornal da AdUFRJ, Nedir fala do contentamento pelo reconhecimento dos colegas, das eleições remotas do sindicato e da próxima atividade de rua, levando a ciência para mais perto da população. “Vou continuar com nossas propostas. Quero contar com as contribuições de vocês para melhorar o que já estamos fazendo, para ampliar a participação dos docentes no sindicato”, disse Nedir à assembleia. Confira a seguir.

Jornal da Adufrj - Como se sentiu ao ser escolhida para ocupar o cargo?
Nedir do Espírito Santo
- Acho que foi um reconhecimento do grupo de colegas ao meu engajamento nas propostas da chapa que nós formamos há dois anos. Fiquei muito contente. Espero fazer um trabalho à altura do que está sendo realizado até agora. O João fez uma excelente direção. A ideia é dar continuidade ao que estamos fazendo.

Nesta diretoria, a senhora ficou responsável pela organização de vários eventos de rua, como o “UFRJ na Praça” no Parque Madureira. Haverá mais algum neste fim de mandato?
Vamos participar de um grande evento na Quinta da Boa Vista, no dia 16 de julho, que está sendo denominado “Domingo com a Ciência na Quinta”. A AdUFRJ vai levar um conjunto de atividades da UFRJ junto com o Observatório do Conhecimento. Mas não é uma atividade só da AdUFRJ. Envolve várias universidades e várias instituições.

A senhora terá a responsabilidade de dirigir as eleições remotas do sindicato. Qual sua expectativa?
Não é a primeira vez que tomamos esta iniciativa. Fomos eleitos, em 2021, durante a pandemia, com votação virtual que contou com 1.643 professores. Outras instituições, como a SBPC, também realizam as eleições de forma remota. Acho que vai dar tudo certo. As pessoas mais idosas sentem um pouco de dificuldade, se não tiverem uma orientação. Nós cuidaremos disso.

Pretende se recandidatar a outro cargo?
Não. Sempre estive em sala de aula e tenho feito um trabalho que envolve muito as escolas, alguns projetos de extensão. Depois das eleições, poderei ter um tempinho a mais para isso.

Topo