facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 10 21 at 15.31.24Para checar qualquer informação sobre ganhos judiciais do sindicato, é necessário que os professores sempre entrem em contato com a AdUFRJ. No mais novo golpe da praça, criminosos estão se passando por advogados da entidade para tentar arrancar grandes quantias dos sindicalizados.
“Desconfie. Claro que o professor pode ter valores a receber de alguma ação, mas, para conferir, ligue para o número do sindicato”, afirma a assessora jurídica Ana Luisa Palmisciano. O celular oficial da AdUFRJ é (21) 99644-5471. O número não possui aplicativos de mensagens. “Agende um horário no plantão jurídico. No plantão, sou eu olhando para a pessoa. Não é o falsário”.
O professor Kleber Fossati, presidente da Fundação Universitária José Bonifácio e aposentado do Instituto Coppead, escapou do golpe e relatou como foi o contato dos falsários.
No dia 20, recebeu um documento via Whatsapp. Teria direito a R$ 154 mil para receber e os bandidos pediram que entrasse em contato com um número falso atribuído ao escritório que atende a AdUFRJ. Mas, para liberar o montante, seria preciso que o professor arcasse com as custas judiciais do processo. “No momento que enviasse o comprovante de pagamento, iriam liberar um alvará para eu receber a quantia na Caixa Econômica. Eu teria que depositar R$ 4,8 mil”.
Se o dinheiro não fosse depositado no dia, o professor iria “para o fim da fila”, o que poderia demorar mais dois ou três anos. “Aí eu desconfiei. Liguei para a AdUFRJ e informaram que era um golpe”. Kleber completou: “Impressionante como conseguem esses dados. Não sei como conseguiram meu telefone. Temos que tomar cuidado. Golpes estão vindo de todos os lados”, alerta.

ORIENTAÇÕES
Para quem caiu no golpe, a assessoria jurídica orienta o contato imediato com o banco para suspender a transferência ou solicitar a devolução dos valores. Não há garantia de devolução, mas, no mínimo, a conta dos falsários começa a ser monitorada pelo sistema bancário. Outra providência é denunciar o número dos golpistas no próprio Whatsapp.
Registre também um Boletim de Ocorrência, preferencialmente na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (Av. Dom Hélder Câmara, 2066 - Maria da Graça - Cidade da Polícia). “A delegacia só aceita fazer o boletim quando a pessoa sofre golpe. Infelizmente, quando só recebe a mensagem, não aceitam como um dano”, afirma Ana Luisa. Se necessário, a assessoria jurídica do sindicato pode destacar alguém para acompanhar o docente.

Topo