facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 10 28 at 08.29.53A eleição que dividiu o Brasil unificou a UFRJ. Professores das mais diferentes áreas, idades e preferências políticas compreenderam a pequenez de suas divergências e, diante da gravidade da cena política brasileira, declararam o voto em Lula. Fizeram mais do que declarar — se transformaram em militantes da democracia, colocaram camisetas e adesivos, e, humildemente, foram para praças e ruas conversar com a população. Os estudantes e técnicos tiveram o mesmo compromisso e, numa espécie de cruzada civilizatória, fizeram passeatas, tremularam bandeiras e ocuparam megafones com um recado básico: só Lula pode nos livrar do ódio que Bolsonaro sente pelo conhecimento e pela democracia.
A AdUFRJ se orgulha de ser pioneira nesse processo. Fomos eleitos, em setembro do ano passado, defendendo o apoio ao candidato com maior chance de derrotar o bolsonarismo. Em julho desse ano, o Jornal da AdUFRJ começou a alertar o Andes sobre o perigo do não engajamento do sindicato nacional no pleito. Em agosto, chamamos uma assembleia docente para debater o tema. Ali, com a participação de 425 professores, e mais de 70% dos votos, tomamos a decisão histórica de apoiar Lula, desde o primeiro turno. Tratou-se de apoio político dentro dos parâmetros legais, sem aparelhamento nem doações financeiras.
Em três meses, nos desdobramos, participamos de panfletagens, passeatas, reuniões, debates, tentamos virar votos com argumentos, afeto e respeito por quem pensa diferente de nós. Foi um processo rico, compartilhado com os alunos, com os técnicos, com os professores que votaram em nós, e também com os que não votaram. Aliás, vale ressaltar aqui a alegria que sentimos ao testemunhar o engajamento de nossos opositores, mesmo que no início tenham sido severos críticos de nossa defesa de Lula.
Nessa jornada, iluminada por nossas diferenças e enfeitada pelo adesivo em forma de coração que conquistou a comunidade acadêmica, aprendemos que fazer o L juntos é muito melhor do que fazer sozinho. E é com esse espírito que editamos este último Jornal da AdUFRJ da campanha presidencial. Em seis páginas, docentes com os mais diferentes Lattes e histórias testemunham porque escolheram lular. Em comum, todos falam na defesa da Educação, da Ciência, da democracia e da inclusão social. “Na verdade, votar no 13 é muito mais do que votar no Lula: é votar num Brasil para todos”, resume o professor Antonio Solé, do Instituto de Biologia.
Na figura desses querid@s colegas, desejamos um 30 de outubro com a esperança de que a universidade volte a ser respeitada, a Ciência passe a ser valorizada e de que o amor vença o ódio .

Topo