facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

labIQImagem da câmera de segurança do laboratório
O laboratório Central Analítica de Graduação, do departamento de Química Orgânica do Instituto de Química, pegou fogo esta noite. A sala fica no sexto andar do bloco A do Centro de Tecnologia, mas pertence ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. As imagens captadas pela câmera de segurança da sala mostram que o incêndio começou à meia-noite no local onde ficava o ar-condicionado. Ninguém se feriu. O laboratório possui vedação e porta corta-chamas, o que ajudou a conter o incêndio. “Nossa preocupação com a segurança evitou uma catástrofe”, revela o professor Pierre Esteves, coordenador do laboratório.
O fogo apagou espontaneamente durante a madrugada, sem que ninguém ouvisse o alarme de incêndio. “Não houve vigilância na madrugada. Não tivemos ronda no andar. O alarme tocou a noite toda e ninguém veio conferir”, critica o docente. A decania do CT informa que está apurando o que ocorreu.
O laboratório de pesquisa é um dos mais importantes do Instituto. “Temos equipamentos muito importantes e bastante caros. Alguns novos, que acabaram de ser instalados”, conta o professor Leandro Soter, também coordenador do laboratório. Juntos, os equipamentos custam cerca de R$ 2,5 milhões.
“Estamos torcendo para conseguir resgatar ao menos alguns deles”, conta o professor Pierre. “Há muita fuligem e os equipamentos foram submetidos a um grande calor. Estamos aguardando a Defesa Civil para fazer a avaliação das estruturas. Antes disso, não podemos entrar para fazer essa avaliação”, completa.
O prejuízo material e para a pesquisa é imenso. A Coppe e unidades do Centro de Ciência da Saúde também utilizavam o laboratório para testes e análises químicas. Mas não só. Outras universidades do Rio de Janeiro também precisam de seus equipamentos. Ele é o único no estado a possuir um analisador de área superficial e porosidade (ASAP) 2060. “Temos parceria com a PUC-Rio, com a Uenf entre outras universidades do nosso estado que utilizam este equipamento”, revela o professor Pierre.
A falta de estrutura é uma queixa do professor. “Ocupamos provisoriamente esse prédio desde 1961. Nossas instalações são as mesmas, nossos laboratórios são os mesmos. Não podemos mais ter laboratórios experimentais de pesquisa junto de salas de aula e laboratórios de graduação”, critica o docente.
QUEDA DE LUZ
Na manhã desta segunda-feira, o Centro de Tecnologia ficou sem luz por aproximadamente uma hora. O administrador substituto da sede, Evanilson Nascimento, contou que um fusível queimou na subestação do prédio. O incidente não teve relação com o incêndio. Na hora em que a luz caiu, quatro pessoas ficaram presas no elevador por dez minutos. “Os bombeiros já tinham chegado para conferir o estrago no laboratório e resgataram rapidamente quem estava preso no elevador”, disse. A luz foi restabelecida às 10h30.
Topo