facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 09 19 at 10.11.08Se fosse uma partida de futebol, o cenário seria bem claro. Segundo tempo, já nos acréscimos: de um lado, o time que está à frente do marcador torcendo pelo apito final para celebrar a vitória; de outro, o time que está atrás fazendo de tudo para levar o jogo à prorrogação. No campo eleitoral, líder nas pesquisas, o time do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta liquidar a fatura no primeiro turno, enquanto a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PP) quer forçar um jogo extra no dia 30 de outubro. Duas pesquisas divulgadas esta semana colocaram lenha na fogueira dessa disputa. A do Ipec, de segunda-feira (12), aponta a possibilidade de definição no primeiro turno. A do Datafolha, de quinta-feira (15) indica que haverá segundo turno.
A menos de uma semana da chegada da primavera — a estação começa às 22h04 do dia 22 —, a campanha de Lula concentra esforços na conquista de votos que definam a vitória já em 2 de outubro. Em encontro com mais de 6.300 comunicadores de todo o país, na terça-feira (13), Lula associou a chegada da estação a um novo tempo para o país. “É possível ganhar no primeiro turno. Se tem candidato com um por cento acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho que acreditar que a gente possa conquistar os votos que faltam. Os nossos adversários poderão tentar matar uma, duas ou três rosas, mas eles não conseguirão deter a chegada da primavera”, disse Lula (leia mais no box abaixo).

NO DATAFOLHA, 2º TURNO
WhatsApp Image 2022 09 19 at 10.15.29Com entrevistas feitas entre 13 e 15 de setembro, a pesquisa do Datafolha mostra que Lula manteve os 45% do levantamento anterior, enquanto Bolsonaro oscilou de 34% para 33%. Ciro Gomes (PDT), em terceiro, subiu de 7% para 8%, e Simone Tebet (MDB) manteve os 5%. Considerando apenas os votos válidos, Lula tem 48% contra 36% de Bolsonaro, o que indicaria hoje um segundo turno. Nessa eventualidade, segundo a pesquisa, Lula bateria Bolsonaro por 54% a 38%.
Para o sociólogo e cientista político Paulo Baía, professor do IFCS/UFRJ, a pesquisa do Datafolha aponta para o segundo turno em 30 de outubro em função da “resiliência eleitoral” de Ciro Gomes e Simone Tebet. “A pesquisa consolida a diferença a favor de Lula de doze pontos percentuais. Acredito que Lula chegue em primeiro lugar no dia 2 com uma margem entre 10% e 15% sobre Bolsonaro, mas creio que a disputa vá ao segundo turno”, diz Baía. Nos últimos dias, a campanha de Lula tem tentado atrair os eleitores, sobretudo, de Ciro Gomes, pregando o “voto útil”.
Uma boa notícia para Lula trazida pelo Datafolha, segundo Paulo Baía, vem da disputa pelo governo de São Paulo. “O candidato de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está empatado com o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), em segundo lugar. E Fernando Haddad (PT) está muito bem em primeiro lugar. Ou seja, Bolsonaro corre o risco de, indo ao segundo turno, ficar sem palanque em São Paulo, caso Haddad e Rodrigo disputem a segunda rodada”.

CHANCE DE DEFINIR JÁ
Realizada entre os dias 9 e 11, a pesquisa do Ipec divulgada na segunda-feira (12) mostra Lula com 46% das intenções de voto e Bolsonaro com 31%. O resultado indica um cenário de estabilidade na disputa. Em relação à rodada anterior do Ipec, de 5 de setembro, Lula subiu dois pontos, dentro da margem de erro, passando de 44% para 46%, e Bolsonaro manteve os mesmos 31%. Segundo o Ipec, mesmo somando 51% dos votos válidos, não é possível afirmar neste momento se Lula pode ou não vencer a eleição no primeiro turno. No caso de segundo turno, o petista vence Bolsonaro por 53% a 36%.
Na pesquisa do Ipec, Ciro Gomes vem em terceiro, com 7% das intenções, um ponto percentual a mais que na rodada anterior, e Simone Tebet se manteve com os 4% da semana passada. O professor Paulo Baía avalia que, apesar de a pesquisa mostrar uma condição muito favorável a Lula, a disputa deve ser mesmo definida no segundo turno. “O Ipec dá uma indicação clara de vitória no primeiro turno. Contudo, embora a diferença entre Lula e Bolsonaro tenha crescido, eu não creio no cenário de vitória no primeiro turno”.
Baía credita a ida da disputa para o segundo turno ao desempenho, sobretudo, de Ciro Gomes e Simone Tebet. “Simone deve variar entre 2% e 4%, e Ciro vai oscilar entre 5% e 8% dos votos. Trabalhando com os piores cenários, de 2% para Simone e de 5% para Ciro, chegaremos a 7%. Com isso, há uma possibilidade real de segundo turno, com Lula bem à frente em primeiro lugar e Bolsonaro consolidado em segundo. Uma vitória no primeiro turno era mais provável antes das entrevistas do Jornal Nacional e do debate da Band. Com as entrevistas e o debate, o eleitor de Simone e de Ciro se consolidou. Vejo neste momento como remota a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno”.

LULA: “NÓS NÃO SOMOS ALGORITMOS, NÓS SOMOS SERES HUMANOS”

WhatsApp Image 2022 09 19 at 10.11.44Em sua participação no encontro com comunicadores e comunicadoras, o ex-presidente Lula falou sobre sua preocupação com a abstenção na eleição, a campanha nas redes sociais e a possibilidade de vencer no primeiro turno. Sobre a abstenção, Lula ponderou que é importante convencer as pessoas a votar no dia 2: “Nós temos um problema sério no Brasil: sempre tivemos um percentual de eleitores que não votam. Tem gente que espera chegar o dia das eleições e logo cedinho ou na véspera vai para a praia, vai para o interior e não quer votar. A pessoa que não vota perde um pouco a autoridade de cobrar de quem foi eleito. É importante participar do processo”.
Lula observou que o bolsonarismo deve aumentar os ataques, sobretudo nas redes, nas próximas duas semanas. “Os nossos adversários poderão tentar matar uma, duas ou três rosas, mas eles não conseguirão deter a chegada da primavera. Nós não somos algoritmos, nós somos seres humanos. Não queremos perder o nosso humanismo, o nosso sentimento. Nossas mensagens têm que tocar o coração. Por isso é importante falar de família, de amor, de esperança, de futuro nesses últimos dias de campanha. Acho que isso vai fazer com que o povo brasileiro se dirija à urna para digitar o seu voto com muita esperança. com muito amor, com muita paz. Com muita leveza espiritual”.
Ele acredita que a eleição possa ser decidida no primeiro turno, mas frisou que o mais importante é vencer o bolsonarismo. “O que está em jogo não é a vitória de um homem sobre outro homem. O que está em jogo é a possibilidade de a gente recuperar o bem-estar da família brasileira. E recuperar a esperança, o jeito gostoso de viver a vida. Vamos fazer isso sem ódio, sem fazer nenhuma provocação, sem fazer o jogo rasteiro dos nossos adversários, elevando o nível político da campanha. Acho que nunca antes na nossa história o povo esteve tão necessitado de uma vitória nossa como agora. Voltar a ter um presidente humanista, que conheça o povo”.

Topo