facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 12 17 at 14.00.56Diretoria da AdUFRJ

Car@ colega,

Adeus, Ano Velho; feliz Ano Novo. Jamais um surrado bordão traduziu um sentimento tão especial. Encerramos 2021 com o gosto amargo de que atravessamos uma das piores jornadas de nossas vidas pessoais e coletivas. Não foi fácil para cada um e para todos. Perdemos mais de 600 mil brasileiros na pandemia, assistimos ao presidente da República debochar da morte, boicotar a Ciência, estrangular o orçamento das universidades e transformar o governo na antessala do inferno.
Mas o balanço dos quase 365 dias terríveis que deixamos para trás pode apontar algumas boas novas. A primeira delas é que a presidência de Bolsonaro vai acabar e podemos ajudar a varrê-lo para o subsolo da História, de onde jamais deveria ter saído. E, caro coleg@, aqui queremos te garantir que a AdUFRJ estará firme nesse propósito de derrotar Bolsonaro e participar da retomada da democracia e da política como exercício civilizatório. Dentro dos parâmetros da ética e da responsabilidade, a diretoria do sindicato dos professores da UFRJ se desdobrará para colaborar com a unidade das forças progressistas nas eleições de 2022. Estamos convictos de que esse é o único caminho da esperança. Não dispersaremos nem desperdiçaremos energia com sectarismo, divisionismo e outros ismos de menor importância. O que está em jogo no ano que se avizinha é o que a docência mais preza: a valorização do conhecimento, a democratização do saber, o humanismo como princípio e meio.WhatsApp Image 2021 12 17 at 14.06.26
2022 será o ano de mudar a política e de retomar o olho no olho em nossa rotina de trabalho. A UFRJ terá o enorme desafio de construir o retorno presencial com um orçamento deficitário, aprovado por unanimidade na última sessão do Consuni, como mostramos na reportagem da página 4. De nossa parte, estaremos ao lado dos professores, estudantes e técnicos para mitigar a dificuldades, acolher cada um e cada uma da comunidade acadêmica e cobrar dos responsáveis melhores condições de trabalho.
Car@ colega, vamos juntos, conte conosco, contamos com você nessa jornada, nos procure em nossas redes, em nossa sede, em nossas atividades. Sua participação será fundamental para a construção de um 2022 em que a esperança vença o medo.

PS: Esse é o último editorial do ano. Nosso jornal entra em um rápido recesso e volta a circular na primeira semana de janeiro.

Boa leitura. Boas Festas, feliz Ano Novo!

Topo