facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 05 14 at 22.20.15Fotos: Alessandro CostaEstudantes, professores e técnicos da UFRJ protestaram no fim da tarde desta sexta-feira (14), em frente ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, no Largo de São Francisco, Centro do Rio, contra o corte de verbas da universidade, que atinge também todas as instituições federais de ensino superior do país. Convocado pelo DCE Mário Prata e pela Associação de Pós-graduandos (APG), o ato foi o ápice de uma intensa semana de mobilização da comunidade acadêmica contra o projeto de destruição das universidades públicas, e que levou o governo Bolsonaro a liberar parte do orçamento bloqueado da UFRJ.
O protesto contou com a força da unidade de todas as entidades representativas da comunidade acadêmica contra os desmandos do governo genocida de Bolsonaro. Estavam lá representantes da AdUFRJ, do Sintufrj e da ATTUFRJ, todos dispostos a mostrar que os ataques do governo federal à Educação e à Ciência serão respondidos com resistência. Seguindo as normas de segurança sanitária durante a pandemia, a organização da manifestação distribuiu máscaras N95 e álcool em gel para os participantes, e orientou que houvesse distanciamento entre as pessoas.
Presente ao ato ao lado de outros diretores da AdUFRJ, a presidente do sindicato, professora Eleonora Ziller, disse que o ato foi histórico. “Os estudantes reafirmaram seu papel na luta em defesa da universidade pública. Foi a volta da energia poderosa para as ruas, demonstrando uma força importante para enfrentar esse governo com alegria e determinação. Um ato muito bonito, com muita diversidade, muitas cores e bandeiras”. Após a concentração e discursos no Largo de São Francisco, os manifestantes seguiram em passeata até a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).WhatsApp Image 2021 05 14 at 22.20.162WhatsApp Image 2021 05 14 at 22.20.161

WhatsApp Image 2021 05 14 at 22.20.16

Topo