facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 04 22 at 22.43.36Foto: Fernando Souza/Arquivo AdUFRJProfissionais que atuam na UFRJ, com idade entre 45 e 59 anos, começam a ser vacinados contra a covid-19 a partir da próxima segunda-feira, dia 26. Esta fase do calendário está prevista para acontecer até 29 de maio. Todas as categorias  – professores, técnico-administrativos, terceirizados e contratados – estão incluídas no cronograma. A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, alerta que o calendário pode atrasar por falta de doses. Só há estoque suficiente até sábado, 24. Para não paralisar a imunização, um novo lote de doses precisa ser entregue à cidade ainda nesta semana.
A vacinação dos profissionais da UFRJ pode ser realizada em qualquer posto de saúde da prefeitura do Rio. Todos os servidores devem apresentar os três últimos contracheques. Aqueles que trabalham para empresas prestadoras de serviço deverão apresentar uma declaração da universidade como forma de comprovação de vínculo com a UFRJ. É o caso dos profissionais de limpeza, segurança, manutenção dos campi e contratados de outros setores. A declaração funcional estará disponível nas unidades em que os terceirizados e contratados trabalham.
Na faixa etária, de 45 a 59 anos, a universidade tem 1.743 professores do ensino superior, 33 professores do Colégio de Aplicação e 3.257 técnicos. A reitoria ainda faz o levantamento de quantos terceirizados e contratados poderão ser beneficiados nesta etapa da imunização.
Desde o começo da semana, as empresas terceirizadas, unidades acadêmicas e decanias estão repassando à administração central as listagens com os nomes completos, documentação e data de nascimento dos seus profissionais. O procedimento permite à reitoria fazer a triagem de quais trabalhadores terceirizados estão na faixa etária indicada para a imunização. As declarações são feitas pelo gabinete da reitora e enviadas aos locais de trabalho.

SEM AGLOMERAR
WhatsApp Image 2021 04 22 at 22.44.33A universidade não vai montar postos extras de vacinação. A imunização continua sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Para evitar grandes deslocamentos e aglomeração em transportes coletivos, todos os profissionais – efetivos e terceirizados – deverão buscar as unidades de saúde mais próximas de suas casas. Apenas os postos drive-thru da UFRJ seguirão em funcionamento, sempre aos sábados, a partir das 8h.

MACAÉ
Professores, técnicos e contratados que atuam no campus Macaé e no Nupem e moram na região, devem seguir o calendário de vacinação da prefeitura local. Lá, por enquanto, a vacinação alcança a segunda dose em idosos de 68 e 69 anos e a primeira dose em idosos de 62 anos. É preciso realizar um cadastro no site da prefeitura e aguardar o cronograma. Na data estipulada, a pessoa precisa apresentar o QR code gerado e um comprovante de residência.

EDUCAÇÃO BÁSICA
Os professores do Colégio de Aplicação tiveram a vacinação adiantada pela Secretaria Municipal de Saúde. No sábado passado (17), aqueles com 55 anos ou mais puderam comparecer a um posto de saúde para tomar a primeira dose da vacina. No dia 24, será a vez dos de 50 anos ou mais. “Muita ansiedade e muita vontade de tomar a vacina”. Este é o sentimento do professor Fábio Garcez Carvalho, do CAp. Ele dá aulas de história e revela que além do desejo de fazer parte de uma comunidade escolar imunizada, ele também anseia pela vacina porque adoeceu no ano passado.
“Passei cerca de um mês internado, em maio do ano passado. Passei 15 dias no CTI e outras duas semanas para me recuperar de uma segunda infecção. Em casa, demorei mais um mês para me recuperar”, relata. “Precisei fazer fisioterapia, tinha dificuldade de locomoção e um cansaço muito anormal”, lembra o professor. “Foi um período muito difícil. Vi e vivi um cenário de guerra no CTI, porque fiquei o tempo todo consciente”. Ele lembra. “Eu me vacino exatamente 11 meses depois da minha internação. Tenho muito o que comemorar”.
O calendário engloba todos os profissionais da educação básica, mas apenas os da rede pública. A diferenciação gerou revolta dos trabalhadores da iniciativa privada. O Sinpro-Rio, sindicato dos professores da rede privada carioca, declarou que os profissionais estão “chocados, estarrecidos e indignados”. “Esses são os sentimentos dos professores e professoras do setor privado do Rio de Janeiro, diante da recusa da prefeitura em dar início à vacinação dos profissionais da iniciativa privada”. Em nota, o sindicato ainda lembra que os professores da rede privada estão em atividade presencial desde outubro passado e que muitos faleceram em decorrência da covid-19.

 

 

 

VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO

 

DIA

PÚBLICO

26 de abril

Mulheres com 59 anos

27 de abril

Homens com 59 anos

28 de abril

Mulheres com 58 anos

29 de abril

Homens com 58 anos

30 de abril

Mulheres com 57 anos

01 de maio

Homens com 57 anos

03 de maio

Mulheres com 56 anos

04 de maio

Homens com 56 anos

05 de maio

Mulheres com 55 anos

06 de maio

Homens com 55 anos

07 de maio

Mulheres com 54 anos

08 de maio

Homens com 54 anos

10 de maio

Mulheres com 53 anos

11 de maio

Homens com 53 anos

12 de maio

Mulheres com 52 anos

13 de maio

Homens com 52 anos

14 de maio

Mulheres com 51 anos

15 de maio

Homens com 51 anos

17 de maio

Mulheres com 50 anos

18 de maio

Homens com 50 anos

19 de maio

Mulheres com 49 anos

20 de maio

Homens com 49 anos

21 de maio

Mulheres com 48 anos

22 de maio

Homens com 48 anos

24 de maio

Mulheres com 47 anos

25 de maio

Homens com 47 anos

26 de maio

Mulheres com 46 anos

27 de maio

Homens com 46 anos

28 de maio

Mulheres com 45 anos

29 de maio

Homens com 45 anos

Topo