facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Screenshot 17Clique na imagem para abrirSolidariedade. Essa é a palavra que uniu as cinco entidades representativas da UFRJ para ajudar a quem mais precisa durante a pandemia do coronavírus. Na próxima terça-feira, 4 de maio, professores, técnicos, trabalhadores terceirizados da UFRJ, estudantes de graduação e pós lançam o Fórum de Mobilização e Ação Solidária (FORMAS). Será um evento virtual pelo zoom, a partir das 16h.
O Fórum também criou um boletim informativo de sete páginas, quinzenal. O primeiro número já está circulando nas redes sociais desde terça-feira, 28. Não será um relatório de ações de solidariedade. Mas um veículo ativo que associa a solidariedade às bandeiras comuns, como defesa da ciência, das universidades públicas, da vida e dos direitos dos trabalhadores.
O FORMAS é um espaço de mobilização política e solidária. O objetivo é divulgar e ampliar as atividades de cada uma das entidades representativas e criar uma rede articulada de ação política. Desde as primeiras semanas de quarentena, as entidades têm tomado iniciativas de ajuda aos setores mais vulneráveis, como o apoio aos moradores da Vila Residencial atingidos pelas enchentes no início de abril, as doações para o Hospital Universitário e para os trabalhadores terceirizados.
Os integrantes do Formas acreditam que a resposta à pandemia não depende de convicções ou opiniões fortes, mas do emprego de método científico, pautado por valores democráticos, empáticos e socialmente responsáveis. E nesse cenário, as universidades públicas, e a UFRJ em particular, têm um papel crucial a cumprir.

Topo