facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

A diretoria da AdUFRJ lamenta a morte e presta solidariedade à família do professor e escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza. Emérito do Instituto de Psicologia, ele criou o Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica na unidade. Lançou oito livros sobre psicanálise.

Após a aposentadoria das salas de aula, ingressou na literatura de ficção. Sua primeira obra lhe rendeu o Prêmio Jabuti, em 1997. Era um dos principais romancistas policiais do Brasil. Garcia-Roza faleceu aos 84 anos, dia 16, por complicações em decorrência de um AVC.


Um infarto silenciou o cantor e compositor Moraes Moreira, dia 13. Aos 72 anos, ele era um dos ícones do pop nacional. Sua arte marca uma época: a união de ritmos típica da contracultura, os versos inspirados na vida hippie, a sede por liberdade durante a ditadura.

Pouco mais de 48 horas depois, outro infarto. Mais silêncio. Aos 94 anos, o escritor Rubem Fonseca finalizou a crônica mais longa que já escreveu. Em 2003, venceu o Prêmio Camões, o maior da literatura de Língua Portuguesa. Em comum, duas brilhantes trajetórias e almas que seguirão eternas em verso e prosa.

 
Topo