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Durante as celebrações do 8 de março do ano passado, associações e sindicatos docentes — a AdUFRJ, entre eles — reunidos no Observatório do Conhecimento projetaram mensagens sobre as mulheres na Ciência em pontos do Rio e de outras cidades do Brasil. As projeções foram filmadas, e o resultado do trabalho é um vídeo de quatro minutos embalado pela música “Dentro de cada um”, interpretada por Elza Soares. Fica aqui nossa pequena homenagem à grande cantora que nos deixou esta semana: bit.ly/ElzaSoaresAdUFRJ.
MAYRA GOULART
Vice-presidente da AdUFRJ, professora de Ciência Política e de yoguini
Coluna publicada quinzenalmente no Jornal da AdUFRJ
Um novo ano começa. É um momento propício para renovarmos nosso sankalpa, termo que, em sânscrito, significa resolução pessoal, intenção, construção mental ou propósito. O sistema do Yoga, como o budismo, possui uma orientação experimental. Por essa razão, sua doutrina não se apresenta como conjunto de postulados ou princípios abstratos, mas como indicações para serem postas em prática e, subsequentemente, avaliadas por cada indivíduo, livre para julgar se elas estão ou não contribuindo para a redução do seu sofrimento.
Sob esta perspectiva, o sankalpa se apresenta como uma técnica que consiste na visualização e reafirmação de um propósito, a ser realizada antes, durante ou depois dos momentos de prática e reflexão pessoal. Tal mentalização pode, ou não, implicar em vocalização. Caso seja vocalizado, o sankalpa funcionaria de modo análogo a um mantra, combinações de sons emitidos repetidamente para a concentração da mente e canalização da energia.
Assim como o Yoga de maneira geral, esta técnica pode ser compreendida de modo mais ou menos místico, ou seja, seu entendimento pode ser modulado conforme o grau de ceticismo do praticante. Digo isso porque esta professora que vos fala é particularmente cética.
Simplificando. Para aqueles que acreditam que o mundo é feito de energia, a ideia é que, quando canalizamos nossa energia mental para um foco, teríamos uma maior capacidade de influir no conjunto de energias que nos circundam. Para aqueles que não acreditam em energia, o sankalpa pode ser compreendido como uma técnica de reforço dos propósitos internos que pode auxiliar a evitar eventuais mecanismos de fuga, negação e autossabotagem.
O estabelecimento do sankalpa é completamente individual, embora o professor possa dar algumas orientações. A minha sugestão é uma frase pequena e simples, conjugada no presente.
Exemplos que eu utilizo na minha prática pessoal:
Desejo estar mais atenta.
Desejo me conectar com
o momento presente.
Desejo acessar minha
paz interior.
Desejo ser feliz.
Como vocês podem perceber, eu evito metas que sirvam de gatilho para minha imaginação, ou para mecanismos de negação, uma vez que utilizo o sankalpa como técnica de concentração, mas também de reafirmação do meu compromisso com os propósitos gerais do Yoga.
Na minha forma pessoal de vivenciá-lo e ensiná-lo, o Yoga aparece como um sistema holístico de conduta, que almeja aumentar a autoconsciência e, por conseguinte, a capacidade de lidar com as vicissitudes da vida. Acredito ser mais simples colocar as coisas nesses termos, evitando grandes considerações sobre seu objetivo último que, segundo os textos clássicos, é definido pelo conceito de iluminação, ao meu ver demasiado abstrato para iniciantes e céticos.
Por fim, cabe ressaltar que, embora evite estabelecer meu sankalpa a partir de temáticas propriamente “mundanas”, isso não significa que não seja válido ou útil fazê-lo. Nesse caso, a técnica estaria sendo mobilizada como ferramenta de reprogramação mental, que nos auxilia a redobrar a atenção acerca das reações (mais ou menos conscientes) que são deflagradas diante de um propósito novo, ou que incorra em uma ruptura nos nossos padrões mentais usuais, que na filosofia do Yoga recebem o nome de samskaras.
Essas reações mentais podem assumir a forma de problematização (Eu desejo isso mesmo?), negação (Isso é muito difícil!), autocomiseração (Será que eu mereço isso?), ou demais mecanismos de autossabotagem (Não consigo. Não posso). O propósito da técnica, assim como das demais que compõem o sistema do Yoga, é aumentar a consciência sobre tais armadilhas mentais. A proposta é perceber quando esses pensamentos surgem, reconhecendo-os e analisando-os individualmente, evitando, porém, a tendência de identificação do sujeito do pensamento com aquilo que está sendo pensado. Reconhecer os pensamentos como fluxos transitórios que não correspondem à nossa essência, ou à descrição da realidade, certamente evitará diversos sofrimentos desnecessários.
Que tal experimentar?
Reprodução Fonsasefe
Os servidores públicos federais começaram a estudar uma proposta de greve unificada em 2022. Os professores das universidades serão chamados à discussão em uma rodada de assembleias prevista para os dias 17 de janeiro a 11 de fevereiro. O calendário ficou definido em uma reunião virtual organizada pelo Andes-Sindicato Nacional, na quarta-feira (12).
A mobilização ganhou impulso após o governo articular um reajuste salarial para poucas categorias da área de segurança, em um cenário de inflação galopante — 10,06% somente em 2021, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). No orçamento deste ano, ainda não sancionado pelo presidente, seria reservado R$ 1,7 bilhão apenas para policiais federais, policiais rodoviários federais e carreiras do Departamento Penitenciário Nacional e do Ministério da Justiça. Pressionado pelo protesto dos demais servidores, Bolsonaro disse depois que nenhum reajuste estaria garantido.
Mas não será um debate fácil, como ficou demonstrado na própria reunião do Andes. A começar pela definição de um índice de reajuste linear que unifique todas as categorias. Há setores com os salários congelados há cinco anos, com perdas acumuladas em torno de 28%.
O professor Thiago Arruda (diretor da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-árido, do Rio Grande do Norte), preocupado com o impacto do pedido na sociedade, ponderou se a mobilização deveria seguir o maior índice apresentado no debate, diante de um cenário de crise econômica e ainda em plena pandemia. “Se o patamar está em torno de 28%, talvez a gente deva atuar para reduzir esse patamar”.
A preocupação com a legislação de ano eleitoral, que restringe aumentos para os servidores, motivou a professora Erika Suruagy, diretora da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), a elaborar outra proposta de índice. Segundo ela, só seria possível recuperar as perdas inflacionárias acumuladas no ano anterior. Justamente os 10,06% de 2021. “É algo que possibilita ampliar o diálogo com a população”, argumentou.
Ao final, prevaleceu a proposta apresentada pela diretoria nacional de que o índice seja discutido em uma reunião do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), marcada para o dia do fechamento desta edição (14). A ideia é que a greve unificada, além da recomposição salarial, também cobre melhores condições de trabalho e a revogação da Emenda Constitucional nº 95, que limita os gastos públicos.
DEMANDAS DA EDUCAÇÃO
Ainda na rodada de assembleias, os professores devem discutir a elaboração de uma pauta específica da área da Educação com as demais entidades que atuam nas instituições federais de ensino superior. Na reunião do Andes, alguns diretores sindicais já sugeriram a inclusão de um ponto contra a intervenção do governo na eleição de reitores das universidades.
Pela AdUFRJ, a professora Mayra Goulart defendeu uma pauta simples para a mobilização. “O tema da recomposição salarial encontra um momento de abertura, não só pelos últimos indicadores de inflação. Essa é a pauta do momento”, disse. “Em segundo lugar, o próprio governo Bolsonaro já mostrou fissuras no seu discurso neoliberal”, completou, citando a questão dos precatórios, do Auxílio Brasil e a previsão de R$ 1,7 bilhão para o reajuste do funcionalismo.
A docente argumentou que, ao tentar articular esta demanda com outras, embora relevantes, a mobilização pode perder aceitação na sociedade. Mayra também defendeu paralisações pontuais, em vez de uma greve. “Isso, num contexto de pandemia, pode ser confuso. Temos que ter propostas claras e, com isso, tentar uma maior capilaridade social para a nossa reivindicação sindical”, afirmou.
No caso das universidades, outro obstáculo apresentado até mesmo para o início da discussão é o calendário diferenciado. Enquanto algumas estão em plena atividade, as que se encontram em recesso ou período de férias teriam mais problemas para reunir os professores em assembleia.
ATO NO DIA 18
O ritmo de mobilização está em outro patamar entre os integrantes das chamadas carreiras típicas de Estado — entre eles, os auditores fiscais, que entregaram cargos em protesto contra a falta de reajuste no orçamento de 2022. Os funcionários do Banco Central também anunciaram uma paralisação no próximo dia 18.
Pelo lado do Andes, ficou definido que a data será proposta ao fórum das entidades de servidores como um dia de paralisação e luta para “construir onde for possível”.
AVALIAÇÃO
Presidente da AdUFRJ, o professor João Torres considera fundamental o processo de mobilização. Uma assembleia para discutir o tema da greve na UFRJ será amplamente convocada, dentro do calendário estabelecido. Os não sindicalizadostambém poderão se manifestar e votar, já que uma paralisação prolongada afetaria o cotidiano de todos os professores. “A diretoria quer ouvir a base”, disse. “Somos favoráveis a uma luta salarial, mas me preocupa muito a realização de uma greve no meio da pandemia”, completou. João disse ainda que a entidade vai participar de forma ativa das atividades do dia 18, distribuindo os materiais encaminhados pelo Sindicato Nacional.
SIMPÓSIO DE QUÍMICA e Modelagem Molecular reuniu alunos, ex-alunos e colaboradores do professor Bicca, em 2013, quando completou 70 anos - Foto: Informativo IQUm cientista brilhante, de posições firmes, dedicado aos alunos. Um homem culto, elegante e querido por todos. Aos colegas e amigos de Ricardo Bicca de Alencastro, não faltam elogios para descrever o professor emérito, que faleceu em 16 de dezembro último. O Instituto de Química ainda chora a perda do multifacetado mestre, vítima de uma pneumonia, aos 78 anos.
“O professor Bicca deixa muitas saudades. Fui diretora do Instituto de Química por três gestões e ele participava de todas as reuniões de Congregação e eventos. Era muito colaborativo”, diz a professora Cássia Turci, decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza. “O professor Bicca amava a UFRJ. Muitas vezes, pegava carona com ele às 10 horas da noite, após as aulas nos cursos de licenciatura. Como eu, ele gostava de dar aula à noite também”, lembra. Quando completou 60 anos, o docente fez questão de fazer uma festa no Instituto de Química. “Estava muito feliz. Foi muita gente e ele me disse que ali estava a família dele”, observou Cássia.
Bicca era conhecido por falar pouco e baixo, mas a postura não o impediu de participar ativamente da vida política e administrativa da universidade. Chefiou o Departamento de Química Orgânica, ocupou o cargo de diretor do instituto entre 1976 e 1980, e integrou o Conselho Universitário por duas vezes. A primeira, quando era presidente do Diretório Central dos Estudantes da então Universidade do Brasil, em 1964 e 1965.
Em uma rápida pesquisa em edições digitalizadas do jornal Correio da Manhã, é possível encontrar registros do jovem dirigente do DCE, no início da ditadura militar, defendendo colegas da Faculdade Nacional de Direito de uma punição, criticando uma proposta de cobrança de anuidade aos alunos das federais ou propondo um fundo de assistência estudantil.
REGISTRO de uma viagem, no início de 2006, a Paris - Foto: Acervo pessoal/Carlota Parreira
O ex-líder do DCE, que se tornou professor em 1969, continuou a apoiar os estudantes. Bancava viagens para congressos, pagava bolsas e, às vezes, se tornava fiador daqueles que vinham de fora do Rio e precisavam alugar algum apartamento na cidade. Primeiro aluno de pós-doutorado dele, de 2000 a 2002, o hoje professor Osvaldo Andrade Santos Filho, do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da UFRJ (IPPN/UFRJ), ainda sente bastante o falecimento do antigo mestre e é testemunha de sua generosidade. Ele recorda que, antes do surgimento do portal de periódicos da Capes, Bicca mantinha no laboratório um acervo atualizado, à disposição dos alunos e dos colegas docentes. O controle era feito de forma rigorosa por meio de um livrinho preto, com anotação do nome e data do empréstimo. “Naquela época, o acesso era mais difícil. Eram livros avançados que não podiam ser comprados em uma Saraiva, por exemplo. E ele fazia questão de importar esses livros, com dinheiro do próprio bolso, para o grupo de pesquisa”.
O professor Pierre Mothé Esteves, ex-aluno de Bicca nos anos 1990, também recorda de outro “mimo científico” do laboratório: um microcomputador PC-XT, modernidade da época, com livre acesso a todos, mesmo para quem não era aluno dele. “Era praticamente um ‘point’, um Jobi científico”, brinca, em referência ao famoso bar do Leblon. Hoje ocupando a mesma sala (a 622, do IQ), Pierre pretende manter o estilo do espaço. Herdeiro até de uma cadeira de escritório que pertencia a Bicca, o docente vai reformar o móvel como uma forma de homenagem.
LEGADO EXTENSO
Cientista brilhante, além de formar mestres e doutores que hoje lecionam na própria UFRJ ou em outras instituições, Bicca deixou extenso legado acadêmico. “O maior legado do professor foi como mantenedor da área de Química Estrutural e da Físico-Química Orgânica dentro da UFRJ. Ele sempre dizia que a função está na estrutura. Era um arquiteto molecular nato”, explica Pierre. “Ele nos fez perceber que estamos na era das ciências moleculares, ou seja, áreas do conhecimento que têm como objeto central as moléculas e os átomos, como Física Molecular, Biologia Molecular, Nanotecnologia, Gastronomia Molecular”, completa.
“Além das diversas traduções, escreveu livros, capítulos de livros ou artigos sobre temas como Nomenclatura de Compostos Orgânicos, História da Química no Brasil e Físico-Química Orgânica”, acrescenta a professora Magaly Girão Albuquerque, colega de Bicca no Departamento de Química Orgânica.
Magaly, orientada por Bicca no mestrado e no doutorado, na década de 1990, observa que o docente foi um dos pioneiros da modelagem molecular na área de Química Medicinal. “Foi um dos fundadores do Simpósio Brasileiro de Química Medicinal”.
A pandemia foi muito dura para o ex-orientador que, mesmo aposentado, frequentava o Fundão diariamente. E duas vezes por semana, após um acidente doméstico em que quebrou uma das pernas. Mas, com o início das medidas de distanciamento social, não voltou mais ao instituto. “Acho que isso o afetou muito”, lamenta. “Gosto de pensar que o professor Bicca não virou uma estrela; virou uma constelação. Ficará com certeza sempre na nossa memória, dos seus ex-alunos, colegas, amigos e familiares”, conclui Magaly.
AMANTE DA MÚSICA E DOS LIVROS
EM 1997, mestre se apresentou no encerramento da JIC com um trecho da cantata Carmina Burana, de Carl Orff - Foto: divulgaçãoFora da UFRJ, Bicca também deixou uma legião de admiradores. A professora de inglês Carlota da Cunha Parreira ainda lamenta a perda de Bicca, amigo desde 1979. “O Ricardo foi a pessoa mais correta e honesta que eu conheci na minha vida”. Carlota revela um lado pouco conhecido do mestre para quem não fazia parte de seu círculo mais próximo de relações. “Ele cantou no coral da PUC e no coral de Câmara de Niterói”.
Também adorava ler. No horário do almoço, estava sempre com um livro a tiracolo em algum dos restaurantes ou trailers do Centro de Tecnologia. “O Ricardo amava poesia. O poeta preferido dele era o Fernando Pessoa e todos os seus heterônimos”, lembra.
O próprio docente escreveu poemas. E seis deles foram musicados por Guilherme Bernstein —professor de regência e prática de orquestra da UniRio — e transformados no livro “Rosto no espelho”. Apreciador de música clássica, Bicca frequentava concertos e não era incomum encontrar o ex-reitor Aloisio Teixeira nestas oportunidades. “Eles se davam muito bem”, conta Carlota.
A professora de inglês deu muitas aulas para ex-estudantes do professor Bicca que viajavam ao exterior e não tem dúvida sobre o amor dele à universidade. “A vida do Ricardo era a UFRJ. Ele não tinha filhos, mas acho que o laboratório e os alunos eram os filhos dele”, completa.
Reprodução da internetPesquisadores e estudantes realizaram uma manifestação em defesa do Arquivo Nacional, na terça-feira (11), nas escadarias da sede da instituição, no Centro do Rio. No apagar das luzes de 2021, duas servidoras que expressaram suas preocupações com a política de gestão de documentos e arquivos do governo federal foram exoneradas de seus postos: Dilma Cabral da Costa, supervisora de Memória da Administração Pública Brasileira, e Cláudia Lacombe Rocha, supervisora de Gestão de Documentos Digitais e Não Digitais. A dispensa foi assinada pelo diretor-geral da instituição, Ricardo Borda D’Água de Almeida Braga, nomeado em novembro pelo presidente Jair Bolsonaro.
O dirigente — ex-chefe de segurança do Banco do Brasil, atirador esportivo e agraciado com o título de “colaborador emérito” do Exército — é considerado um estranho ao setor. “Esse desmonte impacta diretamente os trabalhos realizados, interrompendo projetos e ações do Arquivo Nacional voltadas para a Administração Pública Federal”, observou a Associação dos Servidores do Arquivo Nacional, em boletim eletrônico do dia 5.
Professora aposentada do Instituto de História da UFRJ, Jessie Jane Vieira de Sousa também divulgou uma nota sobre a importância daquela instituição. “Não se trata da preservação de ‘papéis velhos’ que, segundo alguns, podem ser descartados ou, uma vez classificados, podem virar ‘documentos digitais’. Trata-se de salvar acervos, produzidos no nosso longo processo histórico e que compõem não só a sonhada ‘memória nacional’, mas que dizem respeito às múltiplas memórias que forjaram a sociedade brasileira”, diz um trecho da nota.
Ex-presa política e uma das coordenadoras do projeto Memórias Reveladas, sediado no Arquivo Nacional, a docente vai além: “Infelizmente, ainda existem parcelas da sociedade que se recusam a aceitar a existência de múltiplas memórias presentes na construção do que chamamos de nação, construída na base do cancelamento de todas aquelas vozes trancadas e ainda perdidas na extensa documentação que se encontra sob a guarda do Arquivo Nacional”.