facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 07 28 at 10.18.59 2Foto: Divulgação/CoppeIgor Vieira

Na segunda-feira (24), dirigentes de estatais, secretários de governo, pesquisadores, políticos e empresários se reuniram no auditório da Coppe para a posse da nova diretora, a professora Suzana Kahn, e do vice-diretor, professor Marcelo Campos. A cerimônia mostrou o peso da Coppe e sua capacidade de aglutinar forças.
Em seu discurso, a diretora confirmou que o vice-diretor não será apenas um “substituto eventual”, e sim uma espécie de primeiro-ministro. Ela considera que o trabalho do grupo Agrega Coppe, que compôs sua chapa, foi essencial para “conhecer todos os problemas da Coppe”. A professora também se comprometeu com o tripé pesquisa, ensino e extensão.
Um assunto presente em diversos discursos foi o relatório da empresa Elsevier divulgado naquela manhã: a produção científica caiu 7% no Brasil em 2022, comparativamente a 2021, sendo a primeira queda desde 1996. Para a nova diretora, a produção científica é essencial para a prosperidade do país. Ela destacou motivos que explicam esse triste dado. “Desde a pandemia, o número de alunos interessados em mestrado e doutorado foi muito reduzido. Além disso, houve uma grande descontinuidade de bolsas”.
Suzana Kahn considera atrair alunos uma prioridade da sua gestão, seja para pesquisar ou empreender. Mais bolsas são necessárias, e o financiamento público é pequeno. “Há investimento para o que fazemos aqui, de empresas, do terceiro setor, bancos de fomento, petrolíferas. Temos diversos laboratórios feitos em parceria com empresas como a Petrobras”, esclareceu.
O vice-diretor confirmou as expectativas da sua colega de chapa sobre o papel do Brasil e do instituto na inovação. “Daqui saem soluções de baixo carbono, construções sustentáveis, biotecnologia, vacinas, mudanças que impulsionam as necessidades que a sociedade espera. Temos todas as condições necessárias para mais quatro anos gloriosos”.
Marcello Campos agradeceu a presença dos parceiros da Coppe, como a secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio, Tatiana Roque; o secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes; a diretora da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Symone Araújo; que estavam juntos na mesa com o reitor Roberto Medronho e a vice-reitora Cássia Turci.
O ex-diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, também discursou. “Foram anos de pandemia e governo Bolsonaro. Por ano, tínhamos metade das verbas de 10 anos atrás”, lamentou o ex-diretor, que teve a própria Suzana Kahn como vice nessa era sombria da universidade federal e da federação. “Me alegro ao encerrarmos 2022 com uma receita 10% superior à de 2019, e em 2024, será 30% maior”, comemorou. Romildo agora dirige o Parque Tecnológico.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, também estava na mesa. “A Coppe é um parceiro de longa data da Petrobras. Nossas histórias são indissociáveis”. Segundo ele, os contratos entre empresa e instituto totalizam meio bilhão de reais. “Os números não captam a importância da Coppe para a Petrobras e para a Engenharia brasileira”
O reitor Roberto Medronho parabenizou a nova diretora e elogiou a unidade, reforçando sua importância também na pandemia. “Vários funcionários da Coppe integraram o GT Coronavírus, em 2020. Aqui, produzimos ventiladores mecânicos quando não havia nenhum no mundo no ápice da pandemia”, relembrou Medronho.

MULHERES NO COMANDO
Dos nove integrantes da mesa da cerimônia, apenas três eram mulheres, notou Symone Araújo, da ANP. “Da população brasileira, as mulheres representam 48%. Na mesa, somos apenas um terço. Torço para que a Universidade, a Agência e a Coppe representem a composição da sociedade”, desejou Symone.
A diretora da ANP contou que ela, a segunda mulher no cargo, galgou seu caminho na vida graças à educação. “Fiz mestrado e doutorado na universidade pública, já fui professora substituta, e espero poder um dia devolver tudo que aprendi aqui”.
A esperança de Symone se alinha com a expectativa de Suzana, sua amiga pessoal. “Na diretoria da Coppe, até há uma equidade. Todas são competentes; temos que liderar pelo exemplo, para que mulheres e meninas se sintam estimuladas”, declarou a nova diretora.

PRESENÇA
DA ADUFRJ
WhatsApp Image 2023 07 28 at 10.18.59 3Os docentes presentes à cerimônia foram bem recebidos pelo funcionário da AdUFRJ Belini Souza, que distribuiu pastas e informes da AdUFRJ, além de muita simpatia. Na foto, a vice-reitora Cássia Turci, que esteve na mesa da posse, recebe uma pasta com brindes.

Topo