facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

 

lab culturaIniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5), o Lab Cultura Viva, lançado na segunda-feira (7), receberá investimentos de R$ 1,43 mihão para fomentar ações culturais de organizações da sociedade civil em 2021. Os recursos são fruto de emenda parlamentar da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB - RJ). “Estamos vendo o quanto a universidade pode abrir a sua estrutura pública, com seus extensionistas, pesquisadores, professores e técnicos para a interação com a sociedade, com os produtores de cultura, num momento de crise”, explicou a pró-reitora de Extensão, Ivana Bentes, no lançamento do projeto.
Em 2021, os projetos apoiados pelo Lab Cultura Viva serão o Slam das Minas RJ, a Agência de Notícias das Favelas, o Coletivo Cultural Jongo da Serrinha, a Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense (AMC), a Escola Livre de Palhaços e a Associação Folia Carioca. “Justamente nesse momento pandêmico, de crise humanitária e de saúde, a universidade pública brasileira, mesmo que virtualmente, é decisiva como base”, defendeu Ivana Bentes. “É um laboratório para pensar em ações e políticas futuras, onde os nossos estudantes possam, por exemplo, creditar em suas horas de extensão um projeto da cidade, não somente os da universidade”, explicou.
André Fernandes, da Agência de Notícias das Favelas, considera a parceria muito importante para esse momento de pandemia. “Através do Lab, nós podemos estabelecer uma rede de contatos da cultura aqui no Rio de Janeiro, e também com a academia”, disse. A ANF mantém há dois anos uma parceria com a UFRJ, na Extensão do curso de Jornalismo, com alunos que moram nas favelas.
A iniciativa abre também um novo leque de opções para os alunos da universidade. Todo estudante de graduação da UFRJ precisa cumprir 10% da carga horária de seu curso atuando em ações de extensão (projetos, cursos e eventos). “Os grupos culturais participantes do Lab Cultura Viva vão poder receber estudantes extensionistas para desenvolver ações interdisciplinares e interprofissionais nos projetos, impactando diretamente na formação dos estudantes de graduação da UFRJ das diversas áreas do conhecimento”, explicou Bárbara Tavela, superintendente de Integração e Articulação da UFRJ.
A deputada Jandira Feghali, parceira do projeto, participou da live de abertura do Lab. “É dessa forma que a gente pode ajudar, não só com as leis, e o trabalho na rua junto com o movimento popular e social, mas também colocando todos os recursos necessários para que a cultura seja uma prioridade nesse país. Quero parabenizar esse trabalho e acreditar sempre que a extensão universitária se integra às raízes do povo brasileiro, tão potentes”, afirmou

 

Topo