facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados


WhatsApp Image 2020 11 14 at 00.58.25A diretoria da AdUFRJ lamenta o falecimento da professora aposentada Maria Cecília Viana de Barros, da Escola Politécnica, no último dia 9. A centenária professora foi uma das homenageadas na edição especial do Jornal da AdUFRJ, que comemorou os cem anos da UFRJ, em setembro.
Nascida em 1920, ela foi testemunha das transformações do país no último século e acompanhou o desenvolvimento da maior e mais antiga universidade do país. Foi uma das primeiras mulheres a se tornar professora na Engenharia, numa época em que o ofício e a academia eram praticamente exclusividade masculina. A docente também foi funcionária da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, com atribuições de Serviço Geológico do Brasil.
Relembre aqui a história de dona Cecília.
https://bityli.com/9JYPx

PROFESSOR EMÉRITO
Antonio Gianella Neto, professor aposentado do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe, é o novo professor emérito da UFRJ. A atuação do docente foi destacada no Conselho Universitário, dia 12. Gianella foi o primeiro bolsista brasileiro do CNPq a atingir o nível 1A, de absoluta excelência. Também foi o primeiro doutor brasileiro em Engenharia Biomédica. Fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, o professor também foi um dos fundadores da AdUFRJ e fez parte de sua primeira diretoria.

PESAR POR LUIZ SENISE
O Consuni aprovou moção de pesar pela morte do professor Luiz Senise, da Escola de Música. Concertista reconhecido nacional e internacionalmente, era um expoente do piano brasileiro. O docente faleceu no dia 11, aos 73 anos, em decorrência da covid-19.

Topo