facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2020 09 07 at 13.17.521Homens brancos e de elite correspondiam ao perfil majoritário de professores da universidade, no seu inícioPor ocasião das comemorações dos 100 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, me indagaram sobre o que significava ser docente do ensino superior, nos anos 1920? O que podemos assinalar sobre a questão é que, naquele contexto, atuar como docente significava – em linhas gerais – fazer parte de um reduzido grupo de homens brancos, letrados, pertencentes, portanto, a uma elite cultural e econômica. Era fazer parte de um grupo que se distinguia pelo conhecimento acumulado, num país onde a maioria da população era analfabeta, haja vista que o regime escravista havia sido extinto há, apenas, pouco mais de três décadas.
Uma das características fortes desse grupo foi sua associação ao regime de cátedras.
No contexto brasileiro, ser professor catedrático implicava ter assegurada a vitaliciedade no cargo, o que lhes garantia uma ampla margem de poder na hierarquia que, pouco a pouco, foi se constituindo no interior das Universidades. O poder dos professores catedráticos contrastava com as condições de trabalho dos seus auxiliares, que contavam com reduzidas chances de ingressarem e galgarem estabilidade nos quadros da instituição. Essa situação perdurou até a Reforma Universitária de 1968, que extinguiu o regime de cátedras, dentre outras medidas.
Nesses cem anos, as identidades dos professores das Universidades públicas brasileiras mudaram muito.  Hoje, muitas mulheres integram o quadro docente, o que não era de se esperar no início do século XX. Gradativamente, o grupo de professores e professoras, de distintas origens sociais, foi se tornando, cada vez mais, plural e profissional. Se, em 1920, eles pareciam estar mais distantes da população, em 2020, o compromisso assumido pela grande maioria de docentes que atuam nas Universidades públicas, pelo Brasil a fora, se volta para a produção e disseminação dos conhecimentos científicos, visando a melhoria da qualidade de vida da população e a solução dos problemas de nosso tempo.

WhatsApp Image 2020 09 07 at 13.25.10Libânia Xavier
Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRJ

Topo