facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

08WEB menor1135O ex-reitor Carlos Lessa recebeu uma emocionante homenagem póstuma da UFRJ no dia 30, quando completaria 84 anos. Amigos, ex-alunos, admiradores e o filho Rodrigo Lessa se reuniram virtualmente para compartilhar histórias do economista apaixonado pelo Brasil que nos deixou em 5 de junho.
A reitora Denise Pires de Carvalho destacou o fato de Lessa ter sido o nome escolhido para comandar a recuperação institucional da UFRJ após a intervenção do MEC, de 1998 a 2002. “Ele foi o nome de consenso. Pra quem conhece e vive a universidade há muito tempo, não é nada fácil ser o nome de consenso”.
Amiga de décadas do homenageado, a professora emérita Maria da Conceição Tavares, de 90 anos, gravou um depoimento para o encontro: “Foi um grande brasileiro. Em todos os lugares onde passou, deixou sua marca”, disse.
Ex-ministro das Relações Exteriores de 2003 a 2011, Celso Amorim contou que Lessa foi o professor que mais o impressionou no Instituto Rio Branco, de formação de diplomatas: “Lembro que ele falava com muita paixão do investimento, da necessidade de investir e ele falava isso dando murro no quadro-negro”, afirmou.
O filho Rodrigo Lessa precisou conter a emoção após terminar uma frase que resumia o pensamento desenvolvimentista do grande mestre: “Defender a nação brasileira era, para ele, defender nosso parque industrial”.
Ouvidora-geral da universidade e mediadora do encontro, Cristina Riche anunciou a ideia de plantar uma árvore em homenagem ao professor, no campus da Praia Vermelha.

Topo