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CEGA UFRJ tem hoje pelo menos 1.476 alunos em condições de se formar, considerando o primeiro período de 2020. Para que os estudantes concluam os cursos, a instituição precisa ofertar 536 disciplinas teóricas. Os dados foram apresentados pela reitoria ao Conselho de Ensino de Graduação (CEG), no dia 10. Foram excluídos do levantamento os cursos que dependem de aulas práticas e estágio. A apresentação fez parte do debate sobre a volta às aulas em meio virtual, durante a pandemia.
A pesquisa foi conduzida pelo professor Bruno de Paula, do Núcleo de Ensino à Distância (NEaD), da Pró-reitoria de Graduação. Após uma reunião virtual com representantes de 126 dos 172 cursos de graduação, os coordenadores e diretores de ensino de graduação dos cursos receberam um e-mail pedindo as seguintes informações: quantos alunos se formariam com a oferta de disciplinas remotas no período 2020.1; quantas e quais disciplinas precisariam ser oferecidas e a partir de quando seria possível oferecer essas disciplinas remotamente.
O resultado do relatório não está completo. Dos 172 cursos, 130 responderam. As faculdades de Educação, Letras, Farmácia e a Escola de Química, por exemplo, não apresentaram os dados. A Escola de Comunicação informou o número de possíveis formandos, mas se posicionou afirmando que prefere oferecer disciplinas remotas para todos os alunos, não apenas para os concluintes. A justificativa também foi usada pela Escola Politécnica para não informar nenhum dado, de acordo com Bruno de Paula.
Depois da apresentação da PR-1, o CEG debateu a liberação ou não das aulas remotas para os formandos. Alguns representantes discentes defenderam a oferta de aulas remotas, mas com algumas condições, como garantir aos estudantes equipamentos eletrônicos e acesso à internet, posição defendida pelo DCE em nota publicada na semana passada.
Como a pauta da reunião não previa uma deliberação sobre o tema, a discussão deve voltar na próxima sessão do colegiado.

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