facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

pg5AULAS SERÃO A DISTÂNCIA até que a UFRJ entenda ser possível a retomada das atividades presenciaisPor apenas um voto de diferença – 11 x 10 – o Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) adiou para o dia 19 de junho a votação do calendário acadêmico para a pós-graduação. A ideia é que ao longo da semana os conselheiros discutam junto aos seus programas e Centros a proposta apresentada pelo GT Calendário, no dia 5. E que apresentem alternativas, caso as datas não atendam às necessidades dos programas. A maior parte dos conselheiros entendeu que o CEPG ainda não estava suficientemente esclarecido para decidir o calendário. A preocupação é que a proposta seja o mais inclusiva possível.
Esta é a segunda vez que o CEPG adia a decisão. Na semana passada havia uma expectativa de que o colegiado aprovasse as datas propostas pelo grupo de trabalho que debateu o tema. Mas ainda havia muitas dúvidas sobre a adequação dos programas de pós às datas previstas de reinício letivo. E, principalmente, de condições de acesso remoto aos estudantes. A discussão foi retomada neste dia 12, porém não se chegou a um consenso sobre excepcionalidades.
“O tempo que estamos destinando a esta reflexão ainda é insuficiente. Uma semana não me parece criar prejuízo”, defendeu a professora Hebe Signorini Gonçalves, representante do CFCH. “Acredito que aprovarmos agora, sem antecipar os eventuais problemas que poderão surgir, pode nos trazer maiores prejuízos”, afirmou.
As aulas precisarão ser a distância, até que a universidade entenda que é o momento de retomar as atividades presenciais. Por enquanto, o plano é contar com o auxílio da administração central para dar acesso à internet para alunos que não tenham condições de acompanhar aulas online. A reitoria deve lançar na próxima semana um edital para aquisição de até dez mil chips para serem distribuídos entre alunos de graduação e pós. A expectativa, segundo o vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha, é de que até o início de agosto esta distribuição seja realizada para permitir o reinício acadêmico do semestre.
Denise Freire, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, pediu o apoio da Associação de Pós-Graduandos para ajudar a mapear os estudantes de mestrado e doutorado que necessitem da ferramenta para acesso às aulas remotas. “Esta parceria é fundamental para que a gente atenda quem realmente necessita e que a gente chegue a todos”, afirmou, durante a reunião do colegiado.
Por enquanto, as datas seguem o cronograma proposto pelo GT, adiantado na edição passada do Jornal da AdUFRJ.
Para programas semestrais, o primeiro período de 2020 se estenderá de 3 de agosto a 14 de novembro; o segundo período, de 30 de novembro a 27 de março de 2021. Programas trimestrais, que têm, em geral, cargas horárias maiores, precisarão iniciar mais cedo o primeiro período de 2020: em 6 de julho, com término previsto para 3 de outubro. O segundo período aconteceria de 13 de outubro a 16 de janeiro de 2021.
A proposta sugere que o terceiro período aconteça em concomitância com os cursos de verão promovidos por esses programas: de 1º de fevereiro a 24 de abril de 2021.
Já os bimestrais, que possuem, portanto, quatro períodos dentro do ano letivo, teriam a seguinte divisão: 2020.1 inciaria em 3 de agosto, com término em 19 de setembro; 2020.2 seria realizado entre 28 de setembro e 19 de novembro; 2020.3, entre 30 de novembro e 30 janeiro; o último bimestre ficou previsto para 08 de fevereiro a 1º de abril de 2021. Pelo planejamento apresentado, o calendário da pós-graduação deve ser normalizado a partir de março 2022.
Apesar da decisão, muitos conselheiros consideraram que o adiamento em mais uma semana causa mais prejuízos à pós-graduação. O professor Bruno Diaz, representante do CCS, defendeu que as datas já haviam atingido um nível de consenso importante no colegiado e que ficasse para depois somente a discussão – e eventual aprovação – de resoluções auxiliares que tratassem de casos excepcionais. “Este conselho sempre esteve aberto a discussões. Não vejo que aprovar o calendário hoje inviabilizará a continuidade dos debates”.

Topo