facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

eleonoraFoto: Arquivo AdUFRJO primeiro mês de quarentena da universidade foi marcado por diversas iniciativas da comunidade acadêmica para amenizar os impactos negativos da pandemia, principalmente entre os mais vulneráveis. As entidades representativas da UFRJ foram protagonistas na organização de doações emergenciais. Agora, professores, técnicos, terceirizados e estudantes criaram uma rede de solidariedade unificada: o FORMAS, Fórum de Mobilização Ampliada de Solidariedade da UFRJ.
“Estamos vivendo um momento muito particular, de abandono do poder público federal. Temos que agir com firmeza, pois o tecido social pode se esgarçar e termos uma situação muito difícil para enfrentar nos próximos meses”, avaliou a professora Eleonora Ziller, presidente da Adufrj. Ela acrescentou: “Muita gente dentro e fora da universidade quer ajudar, mas não sabe o que é confiável ou não. Fazer uma rede das entidades aumenta bastante a chance de arrecadação”.
A compra e a distribuição de cestas básicas e kits de higiene com máscaras e álcool para terceirizados e estudantes hipossuficientes foram as primeiras ações conjuntas.  O DCE Mário Prata prepara um levantamento dos alunos que mais precisam da ajuda, sistematizado a partir de um formulário online.  A plataforma também vai permitir a inscrição de pessoas que possam contribuir.
Angariar donativos não é o único objetivo do Fórum. “A ideia é que possamos dar corpo e visibilidade a qualquer ação de solidariedade desenvolvida na universidade”, diz Joana Maria de Angelis (Sintufrj). “Se há uma iniciativa para melhorar a higienização dos ônibus da UFRJ, por exemplo, devemos buscar uma forma de tornar isso viável. É importante que o Fórum se amplie”, exemplifica. O Forum também dará forma às reivindicações comuns e campanhas unitárias, como a revogação da EC95, pelo adiamento do ENEM, em defesa da ciência e da política de isolamento social, das universidades públicas, em defesa dos direitos de todos os trabalhadores assalariados - públicos ou privados, da promoção e expansão da renda básica. Será mais uma frente de ação concreta de enfrentamento do descalabro que tem sido a ação do governo federal.   
O lançamento do Fórum será realizado com uma transmissão ao vivo, e está previsto para breve. O encontro vai discutir o futuro do país pós-pandemia.
A comunidade universitária encontrará uma prévia do FORMAS-UFRJ nas redes sociais. A estreia do primeiro Jornal do Fórum também  está prevista para a próxima semana. Contribuem para a publicação a Adufrj, o Sintufrj, a Attufrj, o DCE-Mário Prata e a APG-UFRJ.

Topo