facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.38.15 4Fotos: Alessandro Costa

Renan Fernandes

As nuvens tentaram, mas não conseguiram atrapalhar a primeira sessão astronômica do Observatório do Valongo (OV) em 2024. No dia 10, os visitantes puderam observar as estrelas de uma noite de verão. O entusiasmo com a astronomia levou mais de 90 pessoas ao Morro da Conceição.
O destaque do início da visita é o telescópio refrator Cooke & Sons, o maior e mais potente do Observatório. O telescópio, comprado da Inglaterra para a observação da passagem do cometa Halley em 1910, não foi montado a tempo e só pôde cumprir sua função inicial 76 anos depois, quando o astro voltou a passar próximo – a 63 milhões de quilômetros – à Terra.
No lado de fora da cúpula, três telescópios móveis foram instalados para o público admirar o céu. Com a coordenação do astrônomo Daniel Mello e o auxílio dos monitores do projeto de extensão Observatório do Valongo de Portas Abertas, os visitantes puderam reconhecer as constelações de Orion e de Touro. Filas foram formadas para ver o planeta Júpiter e suas luas pelos equipamentos.
A atividade de observação do céu provocou encantamento no público das mais variadas idades. Marcelo Macedo, professor de Física do IFRJ, aproveitou a oportunidade para levar as sobrinhas Maria Fernanda e Lara, de 9 e 7 anos, respectivamente. ”Foi a primeira experiência delas aqui e a ideia é estimulá-las dentro do campo da ciência e da astronomia”, afirmou Marcelo. Carlos Alexandre Sampaio, profissional de telecomunicações, levou a filha adolescente Joana para refazer o passeio. “Viemos pela primeira vez há cerca de dez anos. É um lugar ótimo para trazer os filhos, desperta a curiosidade”, destacou Sampaio. WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.41.49 1

A criação do projeto de extensão em 2015 procurou integrar o Observatório ao processo de revitalização do circuito histórico da Zona Portuária. “Queríamos estreitar a relação do OV com a comunidade do Morro da Conceição e utilizar a astronomia para divulgação da ciência, para aproximar a universidade das pessoas”, apontou Mello. “É urgente que a universidade saia da própria universidade. Que leve cada vez mais o conhecimento à sociedade, mostre a pesquisa sendo feita”, completou o astrônomo.WhatsApp Image 2024 01 11 at 19.41.49

COMO PARTICIPAR
As noites de observação são gratuitas, sem necessidade de agendamento prévio e ocorrem toda quarta-feira, das 19h às 21h. A programação temática do evento é divulgada nas redes sociais do Observatório. O OV está localizado na Ladeira do Pedro Antônio, 43, bairro da Saúde. Mas atenção: olho no céu! Desta vez, as nuvens não atrapalharam, mas as sessões são canceladas por condições climáticas adversas.

 

Topo