facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 08 11 at 14.19.30 2Por Igor Vieira

Os sindicalizados da AdUFRJ se maravilharam com a história da artista Frida Kahlo, na sexta-feira, 4, em mais um passeio cultural organizado pelo sindicato. Além da intensidade da obra da mexicana, os visitantes vibraram com a beleza do cenário, o Forte de Copacabana. “São dois espetáculos, um criativo e um natural”, elogiou o professor do Instituto de Microbiologia, Maulori Cabral.
O formato de “Frida Kahlo: Uma Biografia Imersiva” reproduz o de exposições sobre Monet e Van Gogh que passaram pela cidade do Rio, com projeções de vídeos artísticos e documentais; obras visuais; música; ambientes digitais e fotografias relacionadas aos temas da vida da artista.
O professor Maulori não tinha certeza se a exposição viria ao Rio. “Ouvi falar que seria só em São Paulo. Quando recebi o convite da AdUFRJ, não titubeei! Foi uma união do útil ao agradável. Eu tinha tanto interesse em ver que estava até cogitando viajar para São Paulo só para isso”.
O docente afirmou que a mostra “superou as expectativas”, e ao terminar a entrevista, depois do passeio, correu para assistir ao pôr do sol na praia. Antes, porém, brincou que queria “uma cadeira cativa” nos próximos passeios da AdUFRJ.
Quem tem, praticamente, uma cadeira cativa nos passeios é a professora Carmen Macedo, da Faculdade Nacional de Direito, que esteve em todos os três roteiros. “Sempre que puder, vou participar”, afirmou. “Gosto muito da iniciativa, e foi uma grande oportunidade conseguir vaga para o passeio de hoje, porque as vagas se esgotaram muito rápido”.
A professora confessou a timidez de ir sozinha à exposição. “Estou de férias, mas é difícil organizar uma família grande para sair. Então, acabou sendo uma ótima oportunidade de vivenciar com os outros professores essa proposta cultural da AdUFRJ”, explicou.WhatsApp Image 2023 08 11 at 14.19.49
Carmen elencou os pontos positivos da mostra biográfica: “Na exposição, somos bombardeados pela riqueza de emoções e sensações de Frida Kahlo, o que nos dá a impressão de estarmos vivendo com a artista”, disse. “Ao sair da exposição, somos recebidos pela calmaria do mar. São duas experiências visuais que se completam”, finalizou.
A vice-presidente da AdUFRJ, professora Mayra Goulart, acompanhou o passeio. “O passeio no Forte mostra que devemos tirar um tempo da nossa rotina de trabalho para aproveitar o Rio, que tem essas maravilhas. Senão, nós só ficamos com a parte ruim, como a violência”, explica.
A companhia também faz toda diferença. “Ao se conhecer e socializar, os professores vão criar laços para se apoiar em momentos de adversidade e encontrar sinergia entre suas áreas de pesquisa. Essa é uma das funções do sindicato e uma das diretrizes da nossa gestão”, disse.

PRÓXIMO ROTEIRO

O quarto roteiro da série de passeios da AdUFRJ terá foco no Palácio Tiradentes (Alerj), revelou a vice-presidente Mayra. “A ideia da visita ao Palácio vem da importância de termos atenção à história política do Rio de Janeiro”, explicou Mayra. “Às vezes, a UFRJ se coloca em um lugar muito nacional, e esquece que está situada em um território específico”, completou.

INSCRIÇÃO: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O QUÊ: O Rio que se esconde no Rio: conhecendo os Palácios da cidade.

ENCONTRO: Sexta-feira, 18 de agosto, às 13h30, no Palácio Pedro Ernesto (Câmara dos Vereadores).

Onde: Os pontos do passeio são o Theatro Municipal, Buraco do Lume, Palácio Pedro Ernesto (visita exterior) e Palácio Tiradentes (visita interior), entre outros.

Quem: 25 vagas gratuitas para sindicalizados e acompanhantes.

Guia: Douglas Libório,
ex-aluno UFRJ, mestrando pela UFF, professor da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro e do Centro Universitário Celso Lisboa.

Topo