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WhatsApp Image 2023 04 28 at 19.42.02 3O Observatório do Conhecimento lançou nesta quinta-feira (27) uma campanha para estimular os jovens a se inscreverem no Enem. Com o mote “O Enem abre portas, bora pra dentro!”, a iniciativa vai apresentar aos jovens as vantagens de ingressar na universidade, explicando que o exame é o caminho para acessar as universidades públicas, via SiSU, e a rede privada através de programas como o Prouni e Fies. A campanha é uma parceria do Observatório com a rede Articul@ções, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o think tank Sou_Ciência.
A primeira etapa foi até esta sexta-feira (28), quando se encerra o período de pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem. A campanha tem como objetivo sensibilizar os estudantes de Ensino Médio, em especial os em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para que se inscrevam na prova.
A professora Mayra Goulart, coordenadora do Observatório e vice-presidente da AdUFRJ, explicou que a campanha é parte da atuação da rede. “Essas articulações com a sociedade civil e com outras entidades da educação, para ações que fortalecem o ensino superior, são parte fundamental da atuação do Observatório”, disse. “Essa campanha também é importante neste momento em que temos a percepção de que há um desalento por parte dos jovens, que estão procurando cada vez menos o acesso à universidade”, explicou a professora.

QUEDA DE INSCRIÇÕES
Essa impressão é refletida nos números. Ano passado, o exame teve o segundo menor número de inscritos (3.476.226) da história, ficando atrás apenas de 2021, quando o quadro da pandemia era mais grave. A queda foi de 35% em relação a 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro.
A campanha tem dois momentos. O primeiro, e mais importante, ocorreu no período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, de 17 a 28 de abril. O material da ação foi veiculado nas redes sociais do Observatório do Conhecimento e dos demais parceiros. Ele também contou com uma ação presencial no município de Diadema, na Grande São Paulo, através da Rede Articul@ações, que organizará atividades em escolas públicas. Nesta quinta-feira, aconteceu um tuitaço que envolveu todas as entidades que participam do “O Enem abre portas”. A segunda fase se dará próximo do período efetivo das inscrições, que ocorre entre os dias 5 e 16 de junho.
Como parte dos esforços para ampliar a participação de jovens no exame, o Observatório do Conhecimento e a Rede Articul@ções protocolaram no MEC e no Inep um pedido de prorrogação do prazo de solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem. O pleito foi reforçado através de requerimento enviado pela deputada federal Ana Pimentel (PT-MG), vice-presidente para o ensino superior da Frente Parlamentar Mista da Educação.
O pedido foi negado pelo Inep, que alegou que não há espaço no calendário do exame para a extensão do prazo de isenção e que alunos concluintes do Ensino Médio, se oriundos de escola pública, poderão pedir a isenção da taxa no seu ato de inscrição, em junho.
Mas a nota técnica que acompanhou a resposta do Inep trouxe uma boa notícia. Até as 17h de quarta-feira (26), já haviam sido registrados 1.832.147 pedidos de isenção, o que significa um acréscimo de 150 mil pedidos em comparação ao mesmo período do ano passado. E o número total de solicitação de isenção deve ultrapassar a marca do ano passado, quando foram feitos 1.949.448 pedidos.

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