facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

A crise que afeta a UFRJ e as demais instituições federais de ensino foi o principal assunto do Conselho de Ensino de Graduação reunido na quarta-WhatsApp Image 2022 12 08 at 21.09.28feira, dia 7. A preocupação com os estudantes mais vulneráveis economicamente e principais vítimas dos cortes orçamentários dominou os debates. A representação estudantil encaminhou uma série de demandas para proteger esse grupo, mas também outros alunos que poderão ser afetados pela falta de transporte ou bandejão. O colegiado, no entanto, optou pela manutenção do semestre letivo por uma razão prática: 75% do período já foi concluído. Faltam apenas 21 dias de aulas para 2022 ser encerrado.

Para garantir que o período seja finalizado e que todos tenham chances, apesar da crise, o colegiado editou uma resolução com uma série de medidas.
Será permitido, em comum acordo entre professores e alunos, finalizar o período de maneira remota, para aquelas disciplinas que permitam esse tipo de flexibilização. No entanto, a pró-reitora de Graduação, professora Gisele Pires, deixou claro que a universidade permanecerá com atividades presenciais. “Esta é apenas uma flexibilização de aulas que possam acontecer por mediação de tecnologia, sempre em acordo entre o professor e a turma”, disse. “A UFRJ permanecerá em regime presencial. Esta é uma decisão política”, afirmou.

A resolução prevê também o abono das faltas desde 1º de dezembro, data em que foi realizado o bloqueio de R$ 15 milhões no orçamento da UFRJ. “A situação prejudica não só os bolsistas. Há serviços que começam a ser afetados e que atingem também quem não é bolsista”, destacou o estudante João Pedro Pimentel.

Outro ponto aprovado foi um período especial de trancamento de disciplinas, de 8 a 21 de dezembro, para os estudantes que decidirem retomar as disciplinas depois de passada a fase mais aguda da crise financeira. Para esses alunos, o trancamento não será contado para integralização. Mas será obrigatória a reinscrição na disciplina no primeiro período de 2023.

Para os estudantes que optarem por manter a inscrição nas disciplinas, mas que não conseguirem realizar as provas do final do período, o CEG autorizou um período especial de avaliação. As provas e trabalhos adicionais deverão acontecer para todas as disciplinas dos cursos gerais no período de 6 de fevereiro a 3 de março. Para os cursos de Medicina do Rio e Macaé e de Enfermagem Macaé, o período especial de provas vai acontecer de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. “Não é uma situação ideal, mas o que estamos fazendo aqui é uma redução de danos”, destacou João Pedro Pimentel. “É claro que outros prejuízos vão acontecer, mas estamos tentando garantir o mínimo”.

Os estudantes que não realizarem as provas no período normal deverão ter lançado o chamado “grau I”, que significa “inconcluso”. O superintendente de graduação, professor Marcelo de Pádula, destacou que esse expediente já existe na universidade. “O grau I deverá ser substituído pela nota do estudante que realizar as avaliações do período especial até 11 de março, antes, portanto, do início de 2023.1. Isso ocorre quando qualquer evento excepcional implique na falta de lançamento de grau ou frequência do aluno”, explicou.

O período também poderá ser integralizado com menos de seis créditos. A situação seguirá autorizada para o primeiro semestre de 2023 caso não haja normalização do orçamento.

SISU 2023
O CEG aprovou também os editais de vagas para ingresso na graduação presencial no primeiro e segundo semestres de 2023. A UFRJ ofertará o total de 9.441 vagas. Dessas, 8.788 serão para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A partir do ano que vem, os cursos de artes, arquitetura e música terão de volta o teste de habilidade específica. Serão ofertadas 593 vagas para THE.
Por fim, 60 vagas serão destinadas aos cursos de Libras – bacharelado e licenciatura, que exigem o teste de conhecimento específico (TCE). Para esses cursos, as incrições abrem de 9 a 16 de janeiro. As provas serão realizadas no dia 5 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 15 do mesmo mês.

MEDIDAS APROVADAS

- Disciplinas poderão ser finalizadas em modalidade remota, em caráter excepcional;

- Abono de faltas para os estudantes desde 1º de dezembro;

- Período especial de trancamento de disciplinas:  De 8 a 21 de dezembro;

- Grau I deverá ser lançado para os estudantes que não conseguirem realizar as avaliações regulares no final do período. Deve ser substituído pela nota da avaliação especial até 11 de março;

- Período especial de avaliação

. Para os cursos gerais: de 6 de fevereiro a 3 de março;

. Para Medicina Rio e Macaé e Enfermagem Macaé: de 30 de janeiro a 3 de fevereiro;

- 2022.2 poderá ser integralizado com menos de seis créditos cursados pelo estudante.

Topo