facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Por Júlia Fernandes

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedeu a Medalha Chiquinha Gonzaga para a professora Maria da Conceição Tavares, no dia 6. A homenagem do parlamento carioca a personalidades femininas que se destacaram na sociedade não poderia ser mais justa. Aos 92 anos, a emérita da UFRJ ainda inspira antigas e novas gerações de economistas.

Maria da Conceição Tavares nasceu na cidade de Anadia, em Portugal, mas cresceu e estudou em Lisboa. Passou a infância em uma casa que recebia refugiados da guerra civil espanhola, e vivenciou o regime ditatorial português de António Salazar. Estudou Matemática e Estatística e se mudou para o Brasil em 1954 com o primeiro marido, fugindo da ditadura.

“Ela chegou ao Brasil com seu diploma de Matemática, mas diferentemente do seu marido, não conseguiu emprego. Conceição tentou validar aWhatsApp Image 2022 12 08 at 20.59.11 1 graduação aqui, mas não conseguiu, e teve que fazer vestibular para a Faculdade Nacional de Ciências Econômicas”, contou a professora da UFRJ e amiga Hildete Pereira — ela recebeu a honraria no lugar de Conceição, que não pôde comparecer à solenidade. Foi o início da sua trajetória enquanto ativista intelectual. “Ela derrubou todas as portas, e hoje é a maior economista da América Latina”, completou.

Estudar Economia, para ela, era uma saída para driblar as terríveis estatísticas da desigualdade no Brasil. “Eu lembro da professora dizendo que era preciso ter uma política econômica que fosse revolucionária, mas que o fundamental não fosse esquecido, que é a inclusão dos pobres e a garantia dos direitos para aqueles que não têm”, recordou Tiago Santana, presidente do PT Carioca.

INSERÇÃO NA POLÍTICA
O partido teve papel importante na vida da acadêmica. Conceição filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1994, e se tornou deputada federal no ano seguinte. Foi a economista Gloria Moraes quem assinou a inscrição dela no PT. “Tive a honra de fazer essa inscrição. Ela é corajosa por ser uma mulher em um período complicado, em que o debate econômico estava centrado na oposição que se fazia da política do regime militar”, completou.

Gloria contou que Maria da Conceição foi essencial em sua formação no Instituto de Economia da UFRJ. “Um pensamento comum na minha turma é o de que nós iríamos mudar o Brasil. Todos abraçamos o desenvolvimentismo como essencial para colocar o país no futuro”, disse.

WhatsApp Image 2022 12 08 at 20.59.11A solenidade também consagrou Benedita da Silva com a medalha Chiquinha Gonzaga. A deputada federal fez questão de elogiar Conceição em seu discurso. “É para mim um grande orgulho estar aqui sendo homenageada com uma das grandes mulheres que conhecemos nesse país na economia brasileira”, afirmou.

“São raras as mulheres que conseguem estabelecer uma relação entre o seu ativismo, o seu corpo político e a contribuição no campo da política pública. E tanto Maria da Conceição Tavares quanto Benedita da Silva conseguiram se cravar como referências nacionais de mulheres que estão nos espaços de poder”, reforçou Tainá de Paula (PT), vereadora do Rio de Janeiro.

Autor da homenagem, o vereador Reimont (PT) destacou a necessidade de recuperar o pensamento de Conceição nos dias atuais. “Nesses tempos em que a fome voltou ao país, em que o Estado mínimo proposto pelo atual governo não olha para as necessidades do povo sob o pretexto de salvar a economia, Conceição Tavares já nos deu muitos recados para dizer que é possível”, disse. “Sempre que eu ouço o Lula falar que é preciso colocar o pobre no orçamento, eu penso em Maria da Conceição Tavares. Eu penso na luta dessa mulher tão vigorosa e forte, que sempre prezou por fazer uma Economia de vida para o nosso povo”.

VIRALIZOU

Mas não foi só no passado que Maria da Conceição Tavares se destacou. Recentemente, trechos de suas entrevistas no Roda Vida e de aulas de quando ela era professora da Unicamp circularam pelas redes sociais. Com seu jeito destemido e voz rouca, Conceição viralizou e se tornou inspiração para muitos jovens. Foi criada uma página no Twitter em sua homenagem. O “Acervo Maria da Conceição Tavares” (@acervo_tavares) já soma quase 51 mil seguidores.

Topo