facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2022 12 02 at 18.57.40 3Igor Vieira

"O curso é uma luz na minha vida. Tenho satisfação em acordar e vir para a UFRJ. Sempre sonhei em pisar aqui”, afirma Penha da Silva, de 56 anos, aluna do “GastroJus - Gastronomia e Justiça Social”.
O curso de extensão, iniciado em outubro, oferece aulas práticas e teóricas para mulheres que já passaram pela prisão, que respondem processo em liberdade ou que receberam liberdade provisória em audiência de custódia. Nesta primeira edição, foram 25 matriculadas.
O GastroJus é estruturado em oito aulas semanais, sempre às quintas-feiras, no Bandejão Central. Além das aulas na cozinha, as alunas aprendem serviço de mesa e empreendedorismo feminino. A ideia veio da ex-professora da Gastronomia Luciana Simas, que hoje atua como consultora no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Luciana buscou apoio do Tribunal de Justiça e de outras instituições. O Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário, por exemplo, fornece os insumos para o curso.WhatsApp Image 2022 12 02 at 18.57.40 4
As aulas no bandejão se transformam em uma ferramenta de inclusão social, ajudando na reintegração à sociedade e ao mercado de trabalho. “Muitas já trabalharam com cozinha ou na área de alimentos. Não podemos cravar que o curso ajudou, mas uma delas conseguiu um emprego”, afirma a coordenadora da iniciativa, professora Mara Lima.

ACOLHIMENTO
A docente destaca o acolhimento, que começa na recepção das estudantes na estação do BRT e prossegue com um café da manhã, antes das atividades. “Entendemos o grupo como uma rede que se retroalimenta e apoia, não só partindo de nós. Juntas, as alunas vulneráveis também se apoiam”.
Alunos dos cursos de gastronomia e nutrição se dividem entre ministrar as aulas e monitorar as atividades. A estudante de gastronomia Karen Calzolari, do sexto período, quis participar para ensinar o que aprendeu na faculdade. “Quando dei aula de massas, muitas me disseram como se sentiam acolhidas na cozinha, o que não sentem em outros lugares”.

Topo