facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

O governo se reuniu com os sindicatos que representam os professores federais no fim da tarde desta sexta-feira, dia 19. Os representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços públicos ofereceram 9% de reajuste em 2025 e 3,5% em 2026. Além disso, propuseram alteração dos steps (ou seja, no percentual de ganho entre enquadramentos da carreira) nas classes C e D (do Magistério Superior) e DIII e DIV (do magistério do EBTT) de 4%, para 4,5% a partir de janeiro de 2025. Veja aqui a íntegra da proposta do governo.

O governo federal também se comprometeu a acolher a demanda dos sindicatos de dispensar o ponto dos docentes do ensino básico, técnico e tecnológico. Houve, ainda, o anúncio da revogação da portaria 983/2020, que regulamentava ações no âmbito da docência EBTT, muito criticada pelos estudiosos em educação.

Sobre o resultado da mesa de negociação, a AdUFRJ considera que foi uma sinalização melhor do que a anterior, mas acredita que ainda é possível obter mais ganhos. "Seja em termos de salário, seja em termos de reestruturação da carreira como, por exemplo, com a eliminação dos níveis de entrada nos quais o salário é mais baixo", avaliou a presidenta da AdUFRJ, professora Mayra Goulart.

 

Topo