facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

O Conselho Universitário da UFRJ desta quinta-feira (8) concedeu, por aclamação, o título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Gilberto Gil. A homenagem é um reconhecimento da universidade a um dos maiores expoentes da nossa música popular. O pedido foi apresentado pela Escola de Música.

Em trecho do aparecer que apoia a concessão do título honorífico, o professor Clynton Correa destaca: "Sua música transcende gêneros e fronteiras, e sua mensagem é de união, de respeito e de transformação social. Sua obra é e continuará sendo um importante instrumento de reflexão e ação, inspirando gerações a buscar um mundo mais justo e igualitário".

Gil foi ministro da cultura entre os anos de 2003 e 2008, durante parte dos dois primeiros governos Lula. Em 2022, o artista tomou posse como membro da Academia Brasileira de Letras. A cerimônia ainda não tem data para acontecer.

VENTURA TOWERS

Na mesma sessão do Consuni, houve uma apresentação sobre a proposta de alienação da área que a UFRJ possui no Ventura Towers. São dez andares e meio - ou 16 mil metros quadrados - do empreendimento com duas torres gêmeas na avenida Chile, no centro do Rio. O objetivo é trocar o valor obtido com a venda daquele espaço - que hoje custa R$ 5 milhões anuais de condomínio aos cofres da instituição - por investimentos na infraestrutura da universidade. Caso aprove a negociação, o conselho ainda decidirá onde serão aplicadas as contrapartidas. 

Topo