facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 12 01 at 21.29.34 7O Jornal da AdUFRJ comparou índices do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, maior unidade de saúde da universidade, com indicadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, entre 2012 e 2022. Quando não foi possível encontrar os dados do HU, foram utilizados os do Complexo Hospitalar da UFRJ. No cômputo geral, a performance do HU e do Complexo ficaram aquém da Ebserh em quase tudo. Mesmo quando registrou crescimento em alguns quesitos, o índice da UFRJ ficou abaixo do percentual de aumento da EBSERH. Em um ponto que a empresa sofreu queda (leitos), o HU foi ainda pior. Há apenas um empate nas internações de média complexidade.
O comparativo tomou como referência o minucioso relatório da comissão tripartite, presidida pela professora Ligia Bahia, que avaliou os dez anos da empresa. Além das internações, número de leitos, vagas de residência, remuneração e investimentos, entre outros dados, foram coletados em sistemas oficiais para avaliar os 41 hospitais geridos pela EBSERH em todo o país. O documento foi apresentado ao Conselho Universitário em 9 de novembro.
Para o atendimento à sociedade e a prática de ensino na área de Saúde, vale destacar a queda de quase 30% do número de leitos do HU neste período: de 430 para 306. Esse último dado, como informa o diretor da unidade, professor Marcos Freire, é de uma “fase que a gente começou a melhorar”. “Pegamos o hospital de 2017 para 2018 com 80 leitos”. E o número de 2022 ainda refletia o investimento de recursos e pessoal durante a pandemia. Hoje, o Clementino Fraga Filho só tem 180 leitos.
Porém, assim como a comissão assinalou no relatório em relação à EBSERH — o que explica que algumas informações não abrangem o período 2012-2022 —, a reportagem encontrou dificuldades para encontrar todos os dados do Clementino Fraga Filho. Mesmo em contato com os setores responsáveis, não havia listagem consolidada sobre alguns dados de dez anos atrás nem condições de fazer o levantamento a tempo desta edição.
Para pessoal, utilizamos as informações mais próximas apresentadas pelo grupo de trabalho que negocia o contrato com a EBSERH — em relação a todo o Complexo Hospitalar da UFRJ. Na parte de orçamento, também só foi possível estabelecer uma comparação com o Complexo.

Confira o resultado abaixo.

Se preferir, clique AQUI e veja a infografia em PDF.

WhatsApp Image 2023 12 01 at 21.34.57

Topo