facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 10 20 at 19.47.09SOB NOVA DIREÇÃO Da esquerda para a direita, a nova direção da AdUFRJ: Marcio Marques Silva (2º tesoueiro); Karen Signori Pereira (1ª tesoureira); Rodrigo Nunes da Fonseca (2º secretário); Mayra Goulart (presidenta); Nedir do Espirito Santo (1ª vice-presidenta); e Antonio Mateo Solé Cava (2º vice-presidente). A professora Veronica Damasceno (1ª secretária) não pôde comparecer - Fotos: Fernando SouzaDesburocratização dos processos funcionais docentes e melhoria das condições de trabalho. Estes serão temas centrais no mandato da diretoria que assumiu a AdUFRJ na noite de segunda, 16 de outubro. “Estamos falando de risco de incêndio, desabamento, insalubridade de salas, corredores e laboratórios”, afirmou a nova presidenta, professora Mayra Goulart, durante uma elegante cerimônia realizada no Fórum de Ciência e Cultura.
Antes do começo do evento, logo na entrada do prédio, os professores receberam uma edição do jornal do sindicato com matérias sobre as precárias condições de infraestrutura do Centro de Ciências da Saúde, do IFCS e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR). A nova diretoria quer promover a continuidade desta série de reportagens e também cuidar dos processos de progressão ou promoção, mostrando as duplicidades e discrepâncias entre as diferentes unidades. “Nossa proposta é continuar recolhendo essas evidências para entregar um relatório com as principais demandas docentes à reitoria”, disse Mayra.
A direção recém-empossada reafirmou os princípios de uma atuação sindical diferente na universidade. “Este é um movimento docente que não quer deixar ninguém para trás. E que aceita o desafio de congregar excelência e inclusão, mérito e democratização, luta e assistência. Com isso, nos diferenciamos dos extremistas de direita e de esquerda”, afirmou Mayra. “Nossa ação política é responsável e dialógica”.
A tarefa não é nada fácil. Mayra, porém, encerrou o discurso de posse com uma mensagem de esperança: “Nós somos poucos, mas somos bons e sabemos trabalhar. Por isso, vai dar certo”.

 BALANÇO
WhatsApp Image 2023 10 20 at 19.48.29 1Antes de “passar o bastão”, os ex-diretores Ana Lúcia Fernandes e Ricardo Medronho, além de Mayra e da professora Nedir do Espirito Santo — que seguirá na gestão agora como 1ª vice-presidenta —, apresentaram um breve balanço das ações do mandato e agradeceram a dedicação da equipe de funcionários do sindicato. Atrás da mesa, foram projetadas imagens das muitas atividades realizadas pela AdUFRJ nos últimos dois anos. “Nós trabalhamos bastante, viu?”, brincou Nedir.

 

REITOR PRESENTE
WhatsApp Image 2023 10 20 at 19.48.29Representantes de parlamentares e do movimento estudantil, diretores de unidades e do campus Duque de Caxias, decanos, pró-reitores e o reitor Roberto Medronho prestigiaram a solenidade de posse da diretoria e do Conselho de Representantes. “Desejo todo sucesso à diretoria e quero dizer que a reitoria está aberta ao diálogo, não só com a AdUFRJ, mas com todas as entidades representativas da UFRJ”, disse. 

BRINDES
WhatsApp Image 2023 10 20 at 19.48.40Na noite seguinte ao Dia do Mestre, os professores ganharam alguns “mimos” à saída do evento. Foram distribuídos cadernos com a arte da campanha “Respeitar a universidade é valorizar o professor” e canecas com a marca do sindicato.

 

 

 

 

 CONSELHO TAMBÉM EMPOSSADO
WhatsApp Image 2023 10 20 at 19.48.29 2Durante a solenidade, também houve a posse dos nomes eleitos para o Conselho de Representantes da AdUFRJ. São 69 docentes de 31 unidades. Entre eles, o professor Ricardo Medronho, da Escola de Química (ao centro). Aqui, ele confraterniza com os colegas Nelson Braga, diretor da Física; Walcy Santos e Maria Fernanda Elbert, da Matemática; e Maria Paula, da História, ex-diretora da AdUFRJ.

Topo