facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 07 05 at 19.59.52Fotos: Fernando SouzaReitor da UFRJ desde segunda-feira (3), Roberto Medronho completou a equipe da administração central no dia seguinte. Um Conselho Universitário extraordinário aprovou, por unanimidade, todos os nomes indicados pelo dirigente para as sete pró-reitorias, além do prefeito. Trabalho não vai faltar para nenhum deles. Nem cobrança.
Logo no primeiro Consuni, o dirigente foi bastante incisivo sobre o planejamento da gestão. As ações serão guiadas pelo programa da chapa eleita e pelo relatório de mais de 400 páginas elaborado pelos grupos de transição — o documento deverá ser divulgado na próxima semana. Haverá metas de curto, médio e longo prazos.
“Com cem dias, contados a partir de ontem, divulgaremos para a comunidade o que nós nos comprometemos a fazer, o que nós fizemos e o que não fizemos. E o que nós não fizemos, com a justificativa de por que não foi feito”, disse Medronho. “Esse determinado setor vai ter que dizer para a sociedade por que não cumpriu que foi determinado”. O dirigente afirma que não há viés punitivo na iniciativa. “É no sentido de dar responsabilidade. Precisamos refletir sobre o nosso funcionamento. Somos servidores públicos”.
Já na ordem do dia, o novo reitor voltou a se manifestar sobre o funcionamento da UFRJ, durante a tardia análise do recurso de um estudante. “Não dá para um processo entrar em 2021 e chegar em 2023 no conselho”, criticou. “Precisamos de mecanismos mais ágeis para ter logo uma deliberação enquanto não conseguimos aumento dos recursos para estes estudantes. E não tenho dúvida de que todos que estão pedindo deveriam estar recebendo”.

APRESENTAÇÃO
Cada um dos pró-reitores fez breve apresentação dos planos ao conselho, de forma semelhante ao noticiado na edição anterior do Jornal da AdUFRJ. “Precisamos articular seminários por Centros e as áreas de conhecimento para avançar na integração acadêmica, de forma a tornar a vida estudantil mais dinâmica e potente, incentivando desde o início a participação e atividade de pesquisa e inovação e cultura”, disse a professora Maria Fernanda Quintela, na Pró-reitoria de Graduação.
“Eu diria que a missão da PR-2 (Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa) é manter os grupos de excelência que existem na UFRJ em pleno funcionamento e também fazer com que os jovens pesquisadores tenham condições de ascender a um nível de excelência dos seus colegas mais bem estabelecidos”, resumiu o ex-presidente da AdUFRJ, professor João Torres.
“Nosso principal desafio nesse momento, e isso já vem de algum tempo, é a questão orçamentária”, disse o professor Helios Malebranche, que assumiu a Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças. “Internamente, precisamos dar consequência ao PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional)”.
Neuza Luzia Pinto assume a pró-reitoria de Pessoal, que tem sido motivo de insatisfação dos docentes há alguns anos, em especial no que diz respeito à concessão de adicionais de insalubridade. “Existe uma pauta reprimida na PR-4. Todos nós sabemos disso e esse é um dos compromissos fortes que nós estamos assumindo ao aceitar esse desafio”, afirmou.
A meta da professora Ivana Bentes, reconduzida à pró-reitoria de Extensão, é institucionalizar a extensão no currículo de todos os cursos de graduação. “Dos 175 cursos da nossa universidade, 77 ainda têm que fazer a inserção curricular”.
Agora pró-reitora de Gestão e Governança, Claudia Ferreira da Cruz, tem a experiência de ter sido uma das superintendentes do setor. “O trabalho (da PR-6) é fundamental para as atividades finalísticas da UFRJ: vamos trabalhar para que as atividades de ensino, pesquisa e de extensão tenham condições de operar nos diversos espaços”.
Diminuir a evasão dos cursos é a missão da pró-reitoria de Políticas Estudantis (PR-7). “O ‘cobertor’, como normalmente é falado, é curto. Infelizmente, a gente não consegue no momento apoiar a todos que a universidade gostaria de apoiar”, disse o professor Eduardo Mach. Outro desafio é estender o apoio para os estudantes pós-graduandos.
Medronho ainda divulgou ao Consuni mais nomes que vão compor a equipe, alguns já informados pelo Jornal da AdUFRJ: a professora Christine Ruta continuará à frente do Forum de Ciência e Cultura; assim como o professor Luiz Cláudio Gomes, da FND, seguirá na Coordenação de Relações Institucionais e Articulações com a Sociedade (Corin); e o técnico Sérgio Duque Estrada, na Superintendência Geral de Comunicação. A Ouvidoria-Geral segue com Luzia Araújo. A técnica-administrativa Denise Góes está confirmada na Superintendência Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade e o professor Hélio de Mattos, da Farmácia, será o chefe de gabinete. Já a Superintendência de Relações Internacionais será assumida pelo professor Papa-Matar, da Escola de Química. A Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação passará para a responsabilidade da técnica Ana Maria Ribeiro.

POSSE
A reitoria confirmou a solenidade festiva da posse para o dia 4 de agosto, às 10h, no auditório do Centro de Tecnologia, com atividades artísticas e culturais diversas. “Da música clássica ao samba de raiz”, anunciou Medronho.

PROFESSORES COM ZÉ GOTINHA 

WhatsApp Image 2023 07 05 at 19.59.52 2Na sessão do Consuni do dia 4, dois docentes portavam o botton da campanha da AdUFRJ para estimular a vacinação no país. “Coloquei o botton ‘Professores com o Zé Gotinha’ preso no meu crachá para que todos possam ver que eu apoio a campanha de vacinação no país. Vacinação é um dever coletivo e precisamos estar vacinados para proteger a todes que nos cercam”, afirmou a professora Juliany Rodrigues, diretora do campus UFRJ Duque de Caxias.
O professor João Henrique dos Santos, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que acompanhava a reunião, reforçou: “Entendo que vacinação faz parto do nosso contrato social, faz parte do nosso pacto de vida em sociedade”, disse. “É preocupante que o índice de cobertura vacinal esteja decaindo assustadoramente”, completou.
Ambos receberam o mimo das mãos da professora Ligia Bahia, especialista em saúde pública e idealizadora da campanha. Mas os filiados interessados podem pegar um na sede do sindicato, no Centro de Tecnologia, Bloco D, sala 200. Participe!

Topo