Foto: Alessandro Costa
O auditório da Coppe, no CT2, ficou pequeno para celebrar os 25 anos de fundação do Conselho de Minerva. A organização reúne 200 ex-alunos da UFRJ, além de associações de ex-alunos, universidades e instituições militares como o Museu Histórico do Exército e os Fortes de Copacabana e do Leme.
A cerimônia ocorreu no dia 19 e homenageou autoridades e personalidades de dentro e de fora da universidade. Presidente do Conselho de Minerva, o professor Sebastião Amoêdo de Barros se emocionou ao recordar a trajetória de constituição do conselho, que surgiu para apoiar as ações da universidade. “O Brasil não teria autonomia energética se não fosse a UFRJ. Devemos continuar a buscar o futuro”, declarou, na abertura do encontro.
Outra premiação concedida durante a assembleia comemorativa foi a Ordem do Mérito Guriri a cerca de 60 conselheiros. A honraria tem como objetivo destacar o comprometimento com a educação e a defesa da UFRJ. O nome é inspirado na planta Guriri (Allagoptera arenaria), que se desenvolve no solo arenoso do litoral do Rio de Janeiro e oferece abrigo a várias espécies. “Simboliza força, cooperação e resiliência”, explicou o professor Francisco Esteves, do Instituto de Biologia, um dos homenageados com a Ordem.
Os jornalistas Ancelmo Góes e André Trigueiro foram agraciados com o Colar do Mérito Pedro, O Libertador por suas contribuições para as comunicações e a defesa do meio ambiente. Todas as universidades públicas do Rio de Janeiro e o Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) também receberam a distinção.
O reitor Roberto Medronho, presidente de honra da organização, destacou o papel estratégico da universidade no desenvolvimento socioeconômico do país e pediu unidade. “Precisamos construir coletivamente um novo mundo. É a partir da nossa união que vamos fazer deste país que tanto amamos um país mais justo, mais solidário e mais fraterno”.
Ex-reitor da UFRJ, o professor emérito Paulo Alcântara Gomes foi condecorado. Foto: Alessandro Costa
Professor Francisco Esteves recebeu a Ordem do Mérito Guriri. Foto: Alessandro Costa