facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

RESPOSTA DO COMANDO LOCAL DE GREVE DOS TAE À CARTA DA PR 2 E DA SG TICO Comando Local de Greve (CLG) dos TAEs divulgou uma resposta à carta à comunidade da UFRJ assinada pela PR-2 e pela SG-TICG em relação ao desenvolvimento de um novo sistema para cadastro de projetos no âmbito do Edital PIBIC 2024. Como a AdUFRJ divulgou em suas plataformas — jornal, site e redes sociais — a íntegra da carta da PR-2 e da SG-TICG, dará o mesmo tratamento à resposta do CLG. Segue a íntegra da resposta.

Resposta à carta da PR-2 e da SG-TICG
A carta à comunidade da UFRJ assinada pela PR-2 e pela SG-TICG não retrata a verdade dos fatos, sendo antes uma forma de colocar a comunidade da UFRJ e, sobretudo, os estudantes contra a greve dos TAE e contra toda a categoria em última instância.


Dos fatos

1. No dia 26/03/2024 o Comando Local de Greve - CLG reuniu-se com a Reitoria, representada pelo Superintendente de Pessoal, acompanhado de representantes da PR-2, incluindo o Superintendente Geral de Pós-graduação e Pesquisa. Na pauta, uma extensa lista de solicitações de essencialidades, recebidas pelo e-mail do Sintufrj dias antes, na qual se incluíam pedidos da Reitoria e do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

2. O CLG apresentou-se à ocasião tendo debatido os assuntos em reunião no dia anterior, no qual foram confirmadas algumas essencialidades, já previstas em assembleias anteriores. Muitos pedidos foram negados e outros tantos, na verdade, a maioria, foram classificados como sensíveis para os quais solicitaríamos mais elementos para decidir.
3. Entre esses pedidos sensíveis encontravam-se a realização da JIC-TAC e o desenvolvimento de “um novo sistema para o cadastro dos novos projetos no âmbito” do Edital PIBIC 2024, ambos de interesse da PR-2. Em relação à primeira solicitação, o CLG e a assembleia realizada em 03/04/2024 decidiram pela não essencialidade, o que, na prática, não impediu a realização do evento.

4. Já em relação à solicitação sobre o sistema em desenvolvimento, conforme esclarecimento dado pelo próprio Superintendente Geral da PR2, não haveria problemas em manter o uso do sistema vigente, embora não fosse considerado o ideal. O tema, desde então, ficou em suspenso, aguardando maior detalhamento dos demandantes. Nesse sentido, sem fato novo, nenhuma decisão foi tomada até o momento, permanecendo classificado como “Em discussão - aguarda detalhamento ou deliberação em CLG/Assembleia”. A listagem com as solicitações e as decisões a respeito podem ser verificadas em (https://sintufrj.org.br/wpcontent/uploads/2024/04/Essencialidades-Infos-para-o-site.pdf), cuja última atualização foi realizada logo depois da assembleia de 03/04/2024.

5. No dia 06/05/2024, o CLG recebeu, por e-mail, solicitação sobre o tema assinado pela SG-TICG e, na mesma semana, o Superintendente Geral de Pós-graduação e Pesquisa, procurou o CLG através de contato por WhatsApp solicitando reunião para tratar do assunto, o que de fato ocorreu no dia 15/05/2024, logo após a assembleia que precedeu a caravana. Informamos, na ocasião, que faríamos um esforço para ter uma resposta rápida, mas que a semana seguinte seria de caravana, o que poderia adiar a decisão. Nesta reunião estiveram presentes, além do Superintendente, o Coordenador PIBIC da PR-2 e o Diretor de Desenvolvimento da SG-TICG.

6. Na ocasião, ficou acertado que o CLG convocaria uma reunião com os trabalhadores do setor de desenvolvimento envolvidos com o projeto do novo sistema, o que se deu em 17/05/2024, online, com a participação de três servidores e, pelo CLG, de integrantes da Comissão de Ética. A decisão da reunião foi de apontar o uso do sistema antigo como possibilidade mais viável no momento, agendar uma reunião ampliada com PR-2 e o desenvolvedor do sistema antigo para a semana do dia 27/05/2024, de forma a se discutir possibilidades de prazo e soluções junto ao CNPq. Este encaminhamento foi informado ao Superintendente Geral da PR-2 no dia 20/05/2024, via WhatsApp, ao que respondeu, apenas, que não seria possível uma solução de prazos junto ao CNPq, visto que se tratava de um problema local, ou seja, específico da UFRJ. Desde então não houve mais diálogo.

Da posição do CLG
Portanto, não é verdade a informação da PR-2 e da SG-TICG de que o CLG-SINTUFRJ, “apesar dos nossos diversos apelos”, não considerou a atividade como essencial. O que de fato ocorreu é que até o momento não se chegou a uma definição. Por outro lado, foi passado a PR-2 a necessidade de uma nova reunião e a possibilidade de uso do sistema antigo, o que na prática indica o compromisso dos/as trabalhadores e trabalhadoras e do CLG em encontrar uma solução mediada para o caso.

Cabe esclarecer que o documento emitido pela PR-2 e pela SG-TICG, além de desrespeitoso, por tentar interferir nos encaminhamentos decididos pela categoria em suas assembleias, uma vez que “solicita a intermediação do DCE, APG e Adufrj”, é também inverídico, na medida em que não considera que toda e qualquer decisão tomada pelo CLG, baseia-se em reuniões nos respectivos locais de trabalho.

O CLG sempre esteve aberto ao diálogo e às negociações, tanto em suas reuniões quanto nas assembleias da categoria, tendo convidado, inclusive o Superintendente Geral da PR2 a comparecer às assembleias, o que de fato ocorreu no dia 27/03/2024 para falar sobre as demandas da área, na ocasião, especificamente sobre a realização da JIC-TAC. É preciso lembrar, ainda, que desde a reunião do dia 26/03/2024 e as decisões da assembleia de 03/04/2024, ficamos mais de um mês sem sermos procurados pela PR-2 ou outra Pró-Reitoria para negociar nenhuma outra atividade.

O Comando Local de Greve continua aberto às negociações, prezando pelo diálogo franco e honesto, e honrando seus compromissos com a comunidade universitária e com a luta por melhores condições de trabalho na UFRJ, o que hoje se materializa nas reivindicações de recomposição salarial, reestruturação da carreira e recomposição do orçamento da UFRJ.

Reivindicamos, por fim, direito de resposta com a divulgação dessa nota a toda comunidade universitária por e-mail através do SIGA.

Comando Local de Greve
Nota aprovada em Assembleia no dia 27/05/2024

Topo