facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

Seções sindicais do Andes que fazem oposição à direção nacional pelo coletivo Renova Andes formularam uma carta ao presidente Lula com reivindicações, reflexões sobre a conjuntura política e apontamentos em relação ao que foi deliberado no 42º Congresso do sindicato nacional. No Rio de Janeiro, as diretorias da AdUFRJ e da Adur-RJ integram o coletivo.

"O 42º congresso do ANDES-SN, realizado em Fortaleza – Ceará, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março deste ano de 2024, realizou uma rica discussão sobre a situação política, econômica e social do país, com foco na situação dos trabalhadores e trabalhadoras em suas lutas por direitos e reivindicações, em particular dos (das) docentes das universidades públicas, cujo papel relevante para o Brasil V. Exa. tem destacado em diferentes momentos após a sua vitória nas últimas eleições presidenciais.

Nós, diretorias das seções sindicais que assinamos esta carta, participamos ativamente dessa discussão e decidimos nos dirigir diretamente a V. Exa.

Temos a clareza de que a derrota do governo anterior e a sua eleição, presidente Lula, foi importante para que o Brasil voltasse à normalidade de um país em que as demandas do povo possam ser discutidas pelo próprio povo, através de suas organizações independentes, como é normal em uma democracia. Recuperar esse terreno foi uma vitória para todo o povo e, em particular, para os trabalhadores e as trabalhadoras.

Os (as) docentes das universidades se engajaram majoritariamente na luta para derrotar o governo anterior, eleger V. Exa. e restabelecer a democracia, para que prosseguíssemos, como trabalhadoras e trabalhadores que somos, a nossa luta e de todo o povo para que tenhamos em nosso país uma universidade pública, gratuita, democrática e socialmente referenciada."

Leia a íntegra do documento aqui.

Topo