facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 06 01 at 20.15.50 2Foto: Fernando Souza/Arquivo AdUFRJNESTE SÁBADO: VISITA À PEQUENA ÁFRICA

Um grupo de 35 professores ativos e aposentados filiados à AdUFRJ tem um encontro marcado no próximo sábado, dia 3 de junho. Trata-se da segunda edição da visita guiada à “Pequena África”, na região portuária do Rio de Janeiro (foto). O evento é promovido pela AdUFRJ. O ponto de encontro será em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR), às 14h. O guia do passeio é o historiador e capoeirista Gabriel Siqueira. Em breve, a AdUFRJ divulgará outras datas e roteiros de passeios histórico-culturais. Participe!

POSSE DE LUCCHESI NA BIBLIOTECA NACIONAL
O professor Marco Lucchesi, titular da Faculdade de Letras, tomou posse oficialmente como novo presidente da Biblioteca Nacional. A cerimônia aconteceu no dia 30 de maio. Em seu discurso, o docente, que é ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, ressaltou a importância da Biblioteca Nacional para o país. “Memória social, que cada geração buscou guardar”. E homenageou os servidores. “A mais sentida homenagem, aos servidores, aos agentes públicos, mas também a todos aqueles que se aposentaram”.
Ministra da Cultura, Margareth Menezes prestigiou o evento. “Nos últimos anos, vivemos infelizes momentos de um obscurantismo cultural, onde as políticas dessa fundação foram negligenciadas. Então, em nosso tempo presente, é tempo de celebração”.

SBPC: eleições para diretoria e regionais
Começou no dia 29 de maio o processo eleitoral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Este ano, os associados vão escolher a nova diretoria e as secretarias regionais que vão conduzir a entidade pelos próximos dois anos. Além do novo Conselho, que atuará por quatro anos.
O professor Renato Janine Ribeiro, atual presidente da SBPC, é o candidato à reeleição. A “Área D”, que engloba as secretarias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, tem quatro vagas e oito candidatos. Quatro são docentes da UFRJ: Eliane Volchan, Ligia Bahia, Luiz Davidovich e Marco Lucchesi. As eleições são remotas e seguem até 19 de junho.

Duas chapas disputam a direção da coppe
A próxima semana será de decisão para a comunidade acadêmica da Coppe. Duas chapas disputam as eleições para conduzir o instituto pelos próximos dois anos.

A Chapa 1 é composta pela professora Suzana Kahn (atual vice-diretora) e pelo professor Marcello Campos.

A Chapa 2 é formada pelos professores Theodoro Antoun Netto e Marcelo Savi.

As eleições acontecem nos dias 5 e 6 de junho, pelo Sistema Hélios.

 

 

 

Topo