facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 06 01 at 20.15.51 2Foto: Francisco ProcópioPor Francisco Procópio

“A Inyaga é um sonho, uma vontade de melhorar a qualidade de vida das pessoas e levar o melhor que produzimos nesta universidade para contribuir para o desenvolvimento do país”. Foi assim, emocionada, que a professora Eliane Ribeiro saudou a inauguração, na última terça-feira (30), da primeira incubadora de negócios de impacto social e ambiental da UFRJ, da qual é diretora. O nome da incubadora — que é ligada à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) — quer dizer “nossa terra” em linguagem do ramo tupi-guarani. A Inyaga passa a ocupar um dos blocos da Inovateca, no Parque Tecnológico da UFRJ.

Na inauguração, a professora Eliane Ribeiro anunciou o lançamento, ainda este mês, de um edital para selecionar as primeiras empresas que serão incubadas. E também o início da busca de colaboradores que possam ajudar a Inyaga com mentorias e treinamentos, tanto no ambiente universitário quanto na iniciativa privada. “Acredito que na universidade temos o melhor do capital humano, e também precisamos de empresas preocupadas com as questões ambientais e sociais”, explicou Eliane.

A diretora se dedica ao empreendedorismo social há quase 15 anos e acredita no potencial da Inyaga. “Desejo que essa iniciativa floresça em todo o Brasil e que possamos testemunhar uma melhoria significativa no país”, disse ela, que fez uma promessa à comunidade: “Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que essa incubadora seja bem-sucedida. Quero disseminar o empreendedorismo dentro da universidade”.

O reitor em exercício, Carlos Frederico Leão Rocha, destacou a importância de o CCJE se estabelecer no Parque Tecnológico. “Isso mostra a expansão da visão de inovação dentro da universidade. Essa incubadora tem uma visão direta associada aos processos de extensão, pois retira o monopólio da inovação da área de pesquisas, e ao mesmo tempo associa os processos de pesquisas e de extensão”, observou Leão Rocha.

A professora Cássia Turci, vice-reitora eleita, ressaltou a necessidade de inovações sociais criadas no ambiente acadêmico: “A gente não pode pensar em lucro, sem antes pensar no que isso vai agregar à sociedade. Não podemos fazer nada na universidade sem olhar a sustentabilidade e a inovação social”.

Topo