chapa 1: No alto, da esq. para a dir: Andrea Parente (EQ); Maria Tereza Leopardi Mello (IE); Ligia Bahia (IESC); e Pedro Lagerblad (IBqM). Embaixo, da esq. para a dir.: Michel Gherman (IFCS); Luisa Ketzer (Caxias); e Daniel Conceição (IPPUR) - Foto: Fernando SouzaA Chapa 1 nasce do compromisso inegociável com a defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente comprometida. Nossa chapa se apresenta em um contexto marcado pelo recrudescimento de conflitos geopolíticos, mudanças climáticas e intensificação de desigualdades sociais. Diante de cortes orçamentários e ataques autoritários, reafirmamos que a UFRJ é patrimônio do povo brasileiro e deve permanecer como espaço de produção de conhecimento crítico, democrático e inclusivo. A defesa da democracia e conhecimento são cruciais em tempos de disputas sobre a relevância da ciência e da democracia.
Defender a universidade significa também garantir dignidade e condições adequadas para o trabalho docente. A categoria enfrenta precarização, sobrecarga e desvalorização, ao mesmo tempo em que cumpre papel essencial na formação de cidadãos, na produção de ciência e na transformação social. Nossa chapa propõe uma atuação firme e articulada para consolidar a AdUFRJ como espaço de reflexão e compromissos para a construção de alternativas para fortalecer a universidade.
Nossos eixos principais:
1. Valorização da carreira docente: lutar por uma carreira atrativa e consistente, que assegure salários dignos, critérios de progressão claros e respeito à autonomia universitária.
2. Financiamento adequado e estável: defender junto ao Executivo Federal e Congresso Nacional o custeio e investimentos adequados para a UFRJ; lutar por recomposição do orçamento, articulando parcerias e fomento adicional sem comprometer a natureza pública da universidade.
3. Melhoria das condições de trabalho: enfrentar a precarização, defender investimento em infraestrutura e a promoção de políticas de apoio à saúde, bem-estar e desenvolvimento acadêmico.
Carreira Docente
O sistema atual, criado em 2012, apresenta distorções salariais e critérios pouco claros de progressão e contratação. Pretendemos construir coletivamente uma proposta de carreira que:
• corrija as distorções nos
níveis de remuneração;
• torne o piso salarial mais
atrativo, especialmente
para jovens docentes;
• estabeleça progressões
baseadas em critérios justos
de ensino, pesquisa e
extensão, com flexibilidade
para diferentes trajetórias
acadêmicas;
• garanta maior autonomia
às universidades na definição
de perfis e concursos.
Financiamento
O investimento em universidades públicas é essencial. Atuaremos em duas frentes:
Recomposição e ampliação do orçamento público: atuar junto ao MEC, MCTI, Congresso Nacional e órgãos de fomento como CAPES, CNPq, FAPERJ e FNDCT, em articulação com sociedades científicas.
Apoio à captação de recursos adicionais: facilitar o acesso dos docentes a editais e bolsas, sempre sob critérios de transparência e respeito à autonomia acadêmica.
Condições de Trabalho
A precarização se expressa na falta de infraestrutura, sobrecarga administrativa e impactos na saúde mental e na carreira. Propomos:
• combate ao assédio,
discriminação e desigualdades;
• investimento em salas,
laboratórios, bibliotecas
e espaços de convivência;
• criação de fundos e bolsas
para jovens docentes, apoio
a publicações e conferências;
• programas de formação
pedagógica e mentoria;
• participação efetiva de substitutos nas decisões institucionais;
• simplificação dos
processos de progressão;
• ampliação de creches
universitárias;
• plano de saúde acessível
e abrangente;
• alternativas para
aposentadoria digna;
• programas de apoio
psicológico e prevenção
ao burnout;
• segurança no trabalho
e protocolos contra assédio;
• ampliação de licenças
parentais e familiares;
• regulamentação do ano
sabático e tempo protegido
para produção intelectual.
Nosso Compromisso
A Chapa 1 acredita que uma AdUFRJ forte é essencial para garantir que a UFRJ siga cumprindo sua missão social. Defenderemos uma universidade pública, inclusiva, sustentável e democrática, comprometida com a produção de conhecimento crítico e com a transformação do Brasil.
Pedimos o seu apoio e o seu voto para avançarmos juntos nessa luta.
Composição da chapa 1
CHAPA 1 - UFRJ na luta pela
Democracia e Conhecimento
Presidente – Ligia Bahia - IESC
1ª Vice-Presidente –
Maria Tereza Leopardi Mello - IE
2º Vice-Presidente –
Michel Gherman - IFCS-IH
1º Secretário –
Pedro Lagerblad de Oliveira – IBqM
2ª Secretária –
Andrea Pereira Parente - EQ
1º Tesoureiro –
Daniel Negreiros Conceição - IPPUR
2ª Tesoureira – Luisa Andrea Ketzer – Campus Duque de Caxias