Docentes de diferentes centros e unidades da UFRJ marcaram presença na Casa da Ciência na sexta-feira, 14, no coquetel que festejou o início do período letivo. O evento, organizado pela AdUFRJ, com apoio do Fórum de Ciência e Cultura, marcou também o relançamento da exposição Servidores da Sociedade. A mostra já esteve em cartaz no Centro de Ciências da Saúde e no Nupem/Macaé. Agora, permanece aberta ao grande público na Casa da Ciência até 11 de abril. Toda a iluminação da temporada na Casa da Ciência é projeto do Sistema Universitário de Apoio Teatral (SUAT), com coordenação do professor José Henrique Moreira (ECO/UFRJ).
Diretora da Divisão de Programas da Casa da Ciência, Luciane Correia celebrou a parceria com a AdUFRJ. “A Casa da Ciência é um lugar onde os professores podem fazer comunicação científica e trazer sua pesquisa para um público diversificado, falar de ciência em linguagem acessível”, disse. “É um espaço de reflexão sobre o fazer científico e de divulgação científica”, afirmou.
Christine Ruta, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura, também elogiou a parceria. “Os museus, infelizmente, ainda não são protegidos no nosso país. Não há uma política pública voltada para esses patrimônios. Por isso, quero agradecer ao sindicato por valorizar a nossa Casa da Ciência”, disse.
O reitor Roberto Medronho também prestigiou a celebração. “A AdUFRJ exerce o seu papel que vai muito além de tratar de questões reivindicatórias. A acolhida aos nossos docentes também faz parte das ações de um sindicato que defende a categoria”, afirmou. “Fiz questão de estar nesta belíssima exposição porque é um sindicato que me representa enquanto docente”, declarou. “Enquanto reitor, temos algumas divergências que, através do diálogo, serão resolvidas, pois o objetivo é fortalecer a UFRJ”.
Curadora da exposição, a professora Nedir do Espirito Santo celebrou a presença dos docentes. “Muito obrigada a todos vocês que vieram prestigiar este momento e confraternizar conosco”, disse a vice-presidente da AdUFRJ. Em nome da diretoria, a professora sorteou ingressos para a peça ‘Simplesmente Eu, Clarice Lispector’. Estrelada por Beth Goulart, o espetáculo está em cartaz no Teatro Prio, do Jockey Club.
Quem foi à festa também recebeu o planner comemorativo do mês das mulheres. O planejador destaca 12 personagens femininas que fazem parte da história da UFRJ.
Outro presente oferecido prioritariamente aos participantes do evento foi o curso gratuito de Alemão. A AdUFRJ abrirá duas turmas para professores sindicalizados. Os interessados devem enviar seu pedido de inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Veja algumas imagens da comemoração.
Veja mais imagens da festa aqui.