Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

54254498596 d84fd60204 kFoto: Ricardo Stuckert/PR> A premiação de Fernanda Torres com o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por seu papel em “Ainda estou aqui” virou motivo de orgulho nacional e foi o grande assunto da semana. Fernanda combinou força e sutileza ao interpretar Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, cassado, torturado e morto pela ditadura militar em 1971.

> A cerimônia aconteceu na semana em que o Brasil recordou as cenas da tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro de 2023. O presidente Lula parafraseou o título do filme em discurso de valorização da democracia no Palácio do Planalto. “Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui”. Durante o evento, o presidente assinou o decreto que criou o Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia. A distinção será oferecida anualmente a pessoas que tenham colaborado para a preservação, conservação ou consolidação do regime democrático no Brasil.premioFoto: GOLDENGLOBES.COM

> No final de 2024, a UFRJ inaugurou um totem em homenagem aos 25 estudantes mortos pelo regime. Um dos nomes homenageados foi o de Stuart Angel, estudante do Instituto de Economia assassinado pelos militares em 1971. A jornalista Hildegard Angel, irmã de Stuart, esteve no ato de inauguração do memorial e celebrou o sucesso do filme. “É como se as pessoas tivessem redescoberto essa parte da história do Brasil. Essa luta tem que ser contínua”, disse. Hildegard se emocionou ao lembrar do irmão. “Obrigado, Stuart. Estou aqui falando por você”.

Topo