facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2024 07 08 at 15.11.03 1Foto: Renan FernandesRenan Fernandes

A AdUFRJ definiu em assembleia, na quarta-feira, 2, a delegação que enviará ao 67º Conselho do Andes (Conad). O evento acontece entre os dias 26 e 28 de julho, em Belo Horizonte, no campus Nova Suíça do CEFET. A professora Mayra Goulart, presidenta da AdUFRJ, foi indicada à vaga de delegada com direito a voto. A mesa recebeu a inscrição de 13 nomes para concorrer às nove vagas de observadores.
A assembleia contou com transmissão ao vivo pelo Youtube e intérpretes de Libras para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva. Contudo, a participação docente foi pequena. Trinta e três professores filiados assinaram a lista de presença e apenas 31 depositaram seus votos na urna.WhatsApp Image 2024 07 08 at 17.07.01
“Me pareceu que uma parte simplesmente desistiu do sindicato, pelo menos nesse Conad. E isso não é bom”, disse a professora Eleonora Ziller Camenietzki, da Faculdade de Letras.
Eleonora estará entre os nove observadores da delegação da AdUFRJ. Ela comemorou ter recebido votos de todos os docentes que participaram do pleito. “Fiquei muito feliz, porque acredito que o nosso caminho precisa ser sempre o de caminharmos juntos, mesmo quando as divergências parecerem intransponíveis”, celebrou.
Mayra também acredita no diálogo como instrumento para avanços nas condições de trabalho da categoria e para a recomposição orçamentária das universidades. “Espero que as fraturas causadas pelas discordâncias quanto à estratégia grevista não se sobreponham às convergências que temos acerca da necessidade de mais orçamento para as universidades públicas”, afirmou.
O tema central do Conad em 2024 é “Fortalecer o ANDES-SN na luta por orçamento público, salário e em defesa da natureza”. O impacto da greve entrará em pauta para atualizar o debate sobre conjuntura e sobre o plano de lutas do movimento docente.

Topo