facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2024 02 07 at 18.35.48 7Renan Fernandes

A Câmara Brasileira do Livro anunciou a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A premiação é dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais com o objetivo de promover o trabalho de autores e editores do segmento acadêmico. Ao todo, 29 categorias divididas em dois eixos — Ciência e Cultura e Prêmios Especiais — compõem o prêmio. Os vencedores receberão uma estatueta em uma cerimônia realizada em São Paulo, prevista para agosto, além de R$ 5 mil.
O professor Marcelo Knobel, físico e ex-reitor da Unicamp, é o curador da premiação. Ele celebrou o espaço de promoção da produção literária acadêmica no Brasil. “Existe uma imensa produção de obras acadêmicas no país que estava sub-representada no Jabuti”, disse Knobel.
A premiação conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Renato Janine Ribeiro, presidente da sociedade e ex-ministro da Educação, também comemorou o reconhecimento da produção acadêmica. “Muitas vezes, a produção acadêmica é prejudicada pelo caráter comercial dos livros que competem no Jabuti. Com o Jabuti Acadêmico, vamos conseguir dar mais destaque e divulgação a esses livros”.
Podem concorrer obras publicadas em 2023 por brasileiros ou estrangeiros com residência no Brasil, registradas no ISBN (ficha catalográfica padrão). Um júri será formado para selecionar os vencedores. As obras serão avaliadas com base em três critérios: relevância, inovação e potencial de impacto.
O eixo Ciência e Cultura abrange 27 categorias: Ciência de Alimentos e Nutrição; Ciências Agrárias e Ambientais; Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros; Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia; Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social; Medicina; Odontologia; História e Arqueologia; Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais; Educação e Ensino; e Filosofia.
Completam este eixo as categorias de Ciências Religiosas e Teologia; Geografia e Geociências; Psicologia e Psicanálise; Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional; Comunicação e Informação; Direito; Economia; Artes; Letras, Linguística e Estudos Literários; Astronomia e Física; Ciência da Computação; Matemática, Probabilidade e Estatística; Química e Materiais, e Engenharias.

ALÉM DOS MUROS
No eixo Prêmios Especiais serão avaliadas obras em mais duas categorias: Divulgação Científica e Ilustração. Assim como no Prêmio Jabuti Literário, o Prêmio Jabuti Acadêmico terá um momento reservado a homenagens. Serão reconhecidos a Personalidade Acadêmica e o Livro Acadêmico Clássico.
No primeiro caso, a escolha será feita pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pela curadoria. No segundo caso, do Livro Acadêmico Clássico, uma consulta pública para indicação das obras será aberta a partir de 30 de janeiro, por um prazo de 30 dias. O nome final será escolhido pela Diretoria da CBL e curadoria.
O Livro Acadêmico Clássico contempla obras atemporais, que se mantenham relevantes e que tenham lugar cativo na memória de estudantes de diferentes segmentos.
O professor Marcelo Jacques, diretor da Editora UFRJ, destaca a oportunidade de ampliar o alcance dos livros acadêmicos para além dos muros das universidades. “A gente pensa o livro acadêmico não apenas para o consumo da comunidade de pesquisa, mas também para o público em geral, para a comunicação com a sociedade”, afirmou Jacques.
O diretor prevê que a Editora UFRJ concorra com até sete livros. “Devemos inscrever dois livros voltados à divulgação científica e quatro ou cinco nas áreas específicas. Temos livros no campo da Antropologia, da Engenharia e de Relações Internacionais”, concluiu o professor.

SERVIÇO

As inscrições já podem ser realizadas por meio do site do Prêmio Jabuti (www.premiojabuti.com.br/academico) até as 18h do dia 19 de março. O valor das inscrições varia de acordo com as categorias. Veja a lista completa no site. A premiação prevê a participação de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil.
A inscrição pode ser feita pela editora, pelo autor, agente literário ou procurador devidamente constituído.
As inscrições realizadas de forma antecipada, até 28 de fevereiro, terão preço especial.

Topo