facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

img20220714163117675MEDReginaldo Lopes - Foto: Elaine Menke/Câmara dos DeputadosO processo de escolha dos reitores das universidades federais pela comunidade acadêmica voltará a ser respeitado, caso ex-presidente Lula seja eleito. A garantia é do deputado federal Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara, em entrevista à CBN. No dia 11, a rádio iniciou uma série de programas para ouvir representantes dos principais candidatos ao Palácio do Planalto sobre educação. “Reitor eleito será reitor empossado. Sempre foi assim no governo do presidente Lula”, afirmou Lopes.
O deputado defendeu a reserva de um percentual da arrecadação do Estado para financiamento das universidades e centros de pesquisa. O índice seria definido após debate entre as associações de reitores das universidades e institutos federais (Andifes e Conif, respectivamente) e o MEC. “Teremos que fazer a regulamentação da autonomia universitária tendo foco na autonomia financeira, o que é fundamental para preservar este patrimônio do povo brasileiro. A nação não se desenvolve sem ciência e tecnologia”.
Um eventual governo Lula também voltará a ter como referência as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. “As 20 macrometas do PNE foram abandonadas pelo governo Bolsonaro”, disse. “Teremos apenas dois anos (para alcançar as metas)”. Para ter sucesso na área, Reginaldo espera articular um pacto entre União, estados e municípios em torno de um sistema nacional de educação.
Questionado sobre as escolas cívico-militares implantadas pelo governo Bolsonaro, o representante do PT respondeu que a gestão do processo educacional cabe apenas à comunidade escolar. “Os militares não têm que fazer gestão do projeto pedagógico”, concluiu.
Apenas a candidatura do atual presidente não aceitou o convite da rádio para apresentar as propostas para a educação. Todas as entrevistas, com duração de 20 minutos, poderão ser acessadas no site, no Youtube e no Facebook da CBN.

Topo