Uma breve cerimônia abriu oficialmente as atividades em homenagem aos servidores públicos da UFRJ na manhã desta terça-feira, no Auditório Quinhentão (CCS). "O próprio nome já diz. Estamos a serviço da população. Temos que celebrar e fazer valer esse nome. Não é fácil ser servidor público em um país com tantas desigualdades. Parabéns a todos nós", disse a vice-reitora, professora Cássia Turci.
A programação, na prática, já havia começado na semana passada, com um torneio de futebol e um samba do servidor. E teve continuidade na segunda (4), com a exposição fotográfica organizada pela AdUFRJ, no Salão Dourado do Palácio Universitário.
A vice-reitora fez um convite especial para a mostra. "Ontem abrimos uma exposição lindíssima com fotos de todos os setores da universidade. Vale a pena vocês visitarem. São mais de 200 imagens registrando o dia a dia do nosso corpo social". A exposição segue aberta na Praia Vermelha até 20h de hoje. Na quinta e na sexta-feira, os painéis serão expostos no bloco L do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária.
A presidenta da AdUFRJ, professora Mayra Goulart, também fez uma saudação aos colegas docentes e técnicos-administrativos. "Quero parabenizar a
todos nós servidores públicos, que estamos aqui construindo um sonho. Um sonho de uma universidade mais includente, cada vez mais conectada com a sociedade e suas demandas, mas também de integração, de construção de um mundo mais solidário".Já a pró-reitora de Pessoal, Neuza Luzia, destacou a necessidade de mais eventos em homenagem aos servidores. "A gente precisa se encontrar mais, dividir experiências e divulgar nosso fazer".
A mesa foi encerrada com a exibição do bonito documentário "Caminhos: Histórias do Serviço Público". O filme, produzido pela Equipe de Extensão do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), aborda as trajetórias de vários servidores da universidade.