facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2023 05 25 at 19.34.006A coordenação do Observatório do Conhecimento realizou esta semana uma série de reuniões estratégicas em Brasília. As atividades são parte da preparação de uma agenda de mobilização que ocorrerá na segunda quinzena de junho e incluirá, entre outras coisas, a realização do seminário “O papel das Universidades e dos Institutos Federais na reconstrução de um projeto nacional de combate às desigualdades”, organizado pela rede. Outras ações são uma audiência pública sobre o projeto de lei de nomeação de reitores, um evento para celebrar os quatro anos do Observatório e o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas.

Na terça-feira (23), a professora Mayra Goulart, coordenadora do Observatório e vice-presidente da AdUFRJ, se reuniu com a assessoria do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), relator do projeto de lei que trata da nomeação de reitores. O encontro é parte do esforço do Observatório, em parceria com outras entidades, como a Andifes, para colocar esse tema em pauta no Congresso.

A discussão sobre a nomeação de reitores tem sido um dos pontos centrais das ações do Observatório. Ainda como parte das tratativas sobre o tema, foram realizadas conversas com Jackson Raymundo, coordenador-geral de Articulação Institucional, e Tania Mara Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC.

Na quarta-feira (24), representantes do Observatório participaram da reunião ordinária da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Na ocasião, conversaram com a secretária-executiva da Frente Parlamentar da Educação, e discutiram estratégias para a aprovação do PL de nomeação de reitores.

OUTRA PARCERIA

Também foram estabelecidos contatos com assessores parlamentares da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, para discutir o projeto da continuação do documentário “Ciência, Luta de Mulher” e buscar apoio para sua produção.

Outro parlamentar com quem o Observatório se reuniu foi o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), que é coordenador da Frente Parlamentar da Indústria Naval. Durante a reunião, foram abordados temas relacionados à indústria naval, energia e projetos da UFRJ nessa área. Oportunamente, também foi feito o convite para o evento de aniversário do Observatório e o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas.

Por fim, o Observatório do Conhecimento se encontrou com a assessoria do deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara. A reunião também tratou do PL de nomeação de reitores, uma vez que o deputado já apresentou um projeto sobre o tema e enviou sugestão de medida provisória ao ministro da Casa Civil.

Mayra também encontrou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, professora da UFRJ e filiada à AdUFRJ. Na ocasião, Mayra pôde conversar também com o ministro da Educação, Camilo Santana, apresentar o Observatório e falar das principais iniciativas de trabalho da rede, com atenção à importância da lei que acaba com a lista tríplice para escolha de reitor.

Durante a reunião com o deputado Tadeu Veneri (PT-PR), que está liderando a formação da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, o Observatório do Conhecimento manifestou seu apoio e se propôs a fornecer sustentação política para essa frente. A iniciativa busca fortalecer o planejamento estratégico de ações em defesa da educação superior pública e servir como um canal de atuação do Observatório no Congresso.

“Mais uma vez, a nossa agenda em Brasília foi profícua. As relações que nós do Observatório tínhamos aqui estão mais sólidas, e estamos construindo novas relações, inclusive no Executivo”, avaliou Mayra. “Este é o objetivo principal do Observatório, estar próximo dos tomadores de decisão para qualificar a defesa das demandas das universidades e da Ciência na hora da adoção de políticas públicas para a área”, acrescentou.

A coordenadora do Observatório ainda ressaltou a importância da agenda desta semana na construção da semana de mobilização de junho. As comissões de Educação, de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Legislação Participativa da Câmara já aprovaram a realização de uma audiência pública conjunta sobre a nomeação de reitores, e o Observatório do Conhecimento vai participar. O seminário “O papel das Universidades e dos Institutos Federais na reconstrução de um projeto nacional de combate às desigualdades” também vai acontecer dentro da Câmara. “Estamos avançando para fazer, em junho, uma semana inteira de atividades voltadas à defesa da universidade pública”, avaliou Mayra.

Topo