facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

WhatsApp Image 2021 09 13 at 13.06.41Começou nesta segunda-feira, às 9h, o pleito que definirá a próxima diretoria e o Conselho de Representantes da AdUFRJ. As eleições terminam na quarta-feira, dia 15, às 21h. A apuração acontece na noite do próprio dia 15.
Todos os professores que se sindicalizaram até o dia 13 de julho receberam o link para acesso à sala de votação, por e-mail. Caso o docente não tenha recebido a mensagem, tenha mudado recentemente de correio eletrônico ou não esteja com os dados atualizados junto ao sindicato, basta acessar o site da AdUFRJ (www.adufrj.org.br) onde há um link permanente para uma sala do Zoom com um plantão da votação, das 9h às 17h. Antes de entrar na sala, porém, é importante conferir a caixa de spam ou de promoções do e-mail.

Como votar?
Para votar é bem simples. Identifique em sua caixa de mensagens o e-mail de “VoteDigital”. Nele há um link e informações complementares para acesso à cédula, como login e senha.
Ao fazer o login, haverá duas cédulas: para votação nas chapas que disputam a diretoria e para as listas do Conselho de Representantes. Basta clicar no botão verde “votar” e a cédula será aberta. Você escolhe a chapa de sua preferência, pode conferir os nomes dos candidatos da chapa escolhida e confirmar a decisão. WhatsApp Image 2021 09 13 at 12.53.12
Depois, basta repetir a operação para o Conselho de Representantes, caso sua unidade seja uma das 27 com candidatos inscritos ao Conselho (veja listagem completa na página 7). No caso do CR, as cédulas podem ser identificadas como A e B, já que algumas unidades possuem duas listas de professores concorrendo ao Conselho.
Após confirmados os votos, ao lado da cédula ficará disponível o recibo com o comprovante de sua votação.
Para o professor Hélio de Mattos Alves, presidente da Comissão Eleitoral, o formato da eleição já é conhecido dos professores, pois muitos conselhos profissionais nacionais e entidades científicas, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizam eleições deste tipo há anos. “É um formato inédito para a AdUFRJ, mas bastante conhecido dos professores da UFRJ, então não vejo dificuldades. É um procedimento simples, de acesso por link, muito seguro e com todas as informações passadas pelo e-mail”, avalia. “Fizemos simulações com as chapas na última semana, não houve qualquer dificuldade ou imprevisto no procedimento”, afirma.
Este ano, as inscrições para o CR apresentaram uma baixa: 82 docentes participam da eleição. Nos anos anteriores, pouco mais de cem se inscreveram. “Houve uma redução dentro do esperado”, acredita Hélio de Mattos. “Estamos num contexto muito complicado, de pandemia, com mobilização a distância”, justifica. “Apesar disso, houve grande empenho dos atuais conselheiros que convocaram seus colegas a se inscreverem para o CR e também da AdUFRJ como um todo, para divulgar todas as informações sobre o processo eleitoral”.

Topo