Accessibility Tools

facebook 19
twitter 19
andes3
 

filiados

A professora Angela Leite Lopes, Titular aposentada da Escola de Belas Artes, tinha apenas 11 anos quando a ditadura militar mudou sua vida e de sua família para sempre: "Meu pai estava na rede, no jardim de inverno, ouvindo 'A hora do Brasil' no rádio portátil, num dia de abril de 1969, e eis que ele ouve a notícia de que ele e minha mãe tinham sido aposentados da UFRJ pelo AI-5", escreveu Angela no livro "A vida em outro lugar: crônica do exílio", que acaba de ser lançado pela Editora UFRJ.
Na obra, a docente relata como foi acompanhar o pai, o físico José Leite Lopes, e a mãe, a matemática Maria Laura Lopes ao exterior, fugindo dos horrores do autoritarismo. As memórias apresentam os bastidores da notícia de perseguição aos opositores do regime: as dificuldades de adaptação a outra cultura, a saudade do país natal e dos familiares que ficaram e a relação com outros exilados.
Confira no próximo Jornal da AdUFRJ a cobertura completa do lançamento do livro realizado nesta quinta-feira, na Casa da Ciência.
Fotos: Fernando Souza
Topo